1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Bope ocupa Complexo da Maré, no Rio, por tempo indeterminado

Thaise Constancio - O Estado de S. Paulo

22 Março 2014 | 14h 19

Houve operações em outros morros da cidade neste sábado após onda de ataques nos últimos dias

RIO - O Comando de Operações Especiais, que inclui os batalhões de Operações Especiais (Bope), de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM), ocupou, neste sábado, 22, as favelas Parque União e Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio, por tempo indeterminado. Há uma semana, o Bope ocupa os complexos do Alemão e da Penha, que possuem Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

No primeiro dia da ocupação da Maré, duas aeronaves foram usadas para combater a facção criminosa que atuava na região. Pelo menos 7 kg de maconha prensada e 3 kg de cocaína, um fuzil AK 47, dois carregadores de pistola ponto 40 e uma granada foram apreendidos. A operação é acompanhada por policiais da 21ª DP (Bonsucesso).

Reforço. Na segunda-feira, 24, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o chefe do Estado-maior das Forças Armadas, José Carlos de Nardi, se reunirão com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e a cúpula de segurança para definir as ações que serão implantadas no Rio. Na sexta-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral e Cardozo anunciaram o envio de tropas federais para ajudar na segurança pública da capital. Até o momento, não há confirmação oficial sobre quais áreas serão ocupadas pelas tropas federais.

Operações. Policiais da UPP do Arará/Mandela, no Complexo de Manguinhos, apreenderam um tonel com 20 litros de gasolina misturada com diesel na manhã deste sábado, 22. O material estava escondido dentro de uma cisterna na localidade conhecida como Mandela 3 ou Predinhos. Na quinta-feira, 20, cinco contêineres e duas viaturas foram incendiadas no local.

O Batalhão de Choque faz uma operação também no Morro do Chapadão, em Costa Barros, onde um homem foi preso e levado para a 39ª DP (Pavuna). Também foram apreendidas três motos roubadas, 300 trouxinhas de maconha e 100 cápsulas de cocaína.

O 41º Batalhão de Polícia Militar (Irajá) realizou duas operações desde sexta. Na favela Para Pedro, em Colégio, dois homens morreram após troca de tiros com policiais, outros três foram detidos e um menor, apreendido. Os policiais também encontraram um fuzil calibre 7,62, uma metralhadora 9 mm, duas pistolas 9 mm, 45 munições, três granadas de uso exclusivo das Forças Armadas, drogas e R$ 191 em espécie. O caso também foi registrado na 39ª DP.

No Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, o 41º BPM, o 9º BPM (Rocha Miranda) e o 14º BPM (Bangu) também realizam operação. Não houve apreensões, feridos ou mortos, segundo a PM. Em Madureira, um ônibus foi incendiado por cerca de 20 adolescentes encapuzados que teriam ligação com o tráfico do Morro do Cajueiro na noite de sexta.