Passageiros elegem Aeroporto de Curitiba como melhor do País
Levantamento foi apresentado pela Secretaria de Aviação Civil nesta terça-feira; Cuiabá tem o terminal pior avaliado
PUBLICIDADE
Por Bernardo Caram
Atualização:
BRASÍLIA - O Aeroporto de Curitiba foi o mais bem avaliado do País no terceiro trimestre deste ano. A segunda posição em satisfação dos passageiros ficou com o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O levantamento, apresentado nesta terça-feira, 10, pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), através da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, mostra que Cuiabá tem a pior avaliação do País.
Pela metodologia utilizada, as notas variam de 0 a 5. Curitiba ficou com 4,51, um avanço de 7,8% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Com um forte avanço, de 27,5%, Guarulhos alcançou 4,41 pontos. Recife, na terceira posição, tem 4,39 pontos. Entre os três primeiros colocados, apenas Guarulhos não é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), mas pela iniciativa privada.
PUBLICIDADE
A pesquisa considera os 15 aeroportos mais movimentados do País, que transportam 80% dos passageiros. "Entre os três melhores aeroportos, dois são operados pela Infraero. Isso mostra que a concessão trouxe melhora grande, mas a Infraero sabe o que fazer com os nossos aeroportos", disse o ministro Eliseu Padilha.
Entre os mal avaliados, Cuiabá retrocedeu 9,8% e ficou com nota 3,28. Salvador tem 3,73 pontos e Galeão, no Rio de Janeiro, 3,95 pontos. Na avaliação da SAC obras no Galeão, que é preparado para as Olimpíadas de 2016, geraram insatisfação. No trimestre anterior, a nota do terminal era mais alta, em 4,13. Atualmente, 75% das obras no aeroporto estão prontas.
Pesquisa revela perfil dos aeroportos e dos passageiros brasileiros
1 / 12Pesquisa revela perfil dos aeroportos e dos passageiros brasileiros
Meio de transporte
Táxi, no topo do ranking,é o meio de transporteusado por 35,4% dos passageiros para chegar ao aeroporto. Carro próprio é usado em 23,1% dos casos e, p... Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃOMais
Faixa etária
A faixa etária que mais viaja dentro do Brasil está entre os 31 e os 45 anos, com40,2% do total. Em voos internacionais, essa faixa também domina, com... Foto: Helvio Romero/AEMais
Check-in
O balcão ainda é o local mais usado para fazer o check-in, com50,6% do total depassageiros. Internet e dispositivos móveis estão em segundo lugar, com... Foto: Epitacio Pessoa/AEMais
Pesquisa nacional
A Secretaria de Aviação Civildivulgou apesquisaO Brasil que voa - Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, o mais completo levantamento s... Foto: Fábio Motta/EstadãoMais
Movimentação
Três Estados da Região Sudeste estão entre os cinco de maior movimentação aérea de passageiros no Brasil (São Paulo, Rio e Minas Gerais). Nesta região... Foto: Daniel Teixeira/EstadãoMais
Aeroporto de Cumbica
Só pelo Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos,transitam pessoas de 312 municípios. Campinas fica em segundo lugar, com 282 cidades de origem, e depois ve... Foto: Evelson de Freitas/EstadãoMais
Motivo da viagem
O motivo da viagem doméstica é trabalho ou estudo para 49,2% dos passageiros e 45,3% para lazer e turismo. Quando se trata de voo internacional, sobe ... Foto: José Patrício/EstadãoMais
Despacho de bagagem
A maioria dos passageiros prefere despachar bagagem, independentemente se viaja a trabalho ou a lazer: são 65% que optam por essa comodidade. Foto: José Patrício/Estadão
Compra de passagem
Dos viajantes nacionais, 74,3% compram a passagem com menos de 30 dias de antecedência e, quando não usam oavião, 58,3% dos passageiros realizam o mes... Foto: Fábio Motta/EstadãoMais
Renda familiar
Quase metade dos passageiros(45%)ganhaentre dois e dez salários mínimos (6,1%, dois; 17,2%, entre dois e cinco; e 21,7%, entre cinco e dez). Enquanto ... Foto: Acervo/EstadãoMais
Compras
40,5% dos passageiros nacionais fazem compras no aeroporto e, destes, 83,7% gastam até R$ 49. Já entre os viajantes internacionais, 59,8% fazem compra... Foto: Marcos De Paula/EstadãoMais
Metodologia
Para conseguir entrevistartodos os perfis de passageiros, os pesquisadores foram a campo nos meses de janeiro e dezembro (período de férias); março e ... Foto: Hélvio Romero/EstadãoMais
Na avaliação específica de serviços prestados nos terminais, o pior indicador diz respeito à disponibilidade de internet sem fio para passageiros. Também receberam notas ruins a presença de tomadas, o preço da alimentação e o valor cobrado nos estacionamentos.