PUBLICIDADE

Haddad leva disco dos Racionais MC's de presente para o papa

Jovens da Cidade Tiradentes, na zona leste da capital, deram a ideia à gestão; pontífice ainda não recebeu o LP do grupo de rap

Por Juliana Diógenes
Atualização:

SÃO PAULO - Teólogo, o papa Francisco não terá dificuldade em entender do que se trata. A mensagem da capa é universal: uma cruz e um salmo da Bíblia. Artigo raro no mercado brasileiro, o álbum dos Racionais MC's Sobrevivendo no inferno (1997), em disco, é um presente do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) ao pontífice. As composições do grupo de hip hop se inspiram em trechos bíblicos para contar o cotidiano das periferias da capital, versando sobre desigualdades sociais, miséria, violência policial e racismo.

PUBLICIDADE

No último domingo, 19, o prefeito viajou para a Itália carregando o disco raro debaixo do braço com bastante orgulho, segundo apurou o Estado.

A ideia do presente partiu de um grupo de jovens da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, e foi repassada ao coordenador de Políticas para Juventude, Cláudio Aparecido da Silva, amigo de Mano Brown, um dos líderes do grupo de hip hop. 

Em reunião com o papa nesta terça-feira, 21, Haddad tentou entregar o disco, mas não conseguiu. O prefeito está de volta à capital paulista e deixou o secretário de Relações Internacionais, Vicente Trevas, na Cidade do Vaticano, com a missão de fazer o LP chegar às mãos do pontífice. Trevas permanece no Vaticano para continuar no seminário Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o comprometimento das cidades

A expectativa é de que, nesta quarta-feira, 22, o chanceler do Sacro Colégio recolha os presentes dos líderes municipais do mundo inteiro. Diversos prefeitos estão no Vaticano desde segunda-feira, 20, a convite do Pontifício Sacro Colégio de Ciências, participando do seminário que discute desenvolvimento sustentável.

Referência na história do rap nacional, os Racionais MC's, grupo formado porMano Brown, Edi Rock, Ice Blue e DJ KL Jay, surgiramno fim da década de 1980 na zona sul de São Paulo Foto: José Patrício/Estadão

Referência na história do rap nacional, o grupo de Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e DJ KL Jay surgiu no fim da década de 1980. O sucesso veio em 1997, com o disco Sobrevivendo no Inferno. O álbum vendeu mais de 500 mil cópias.

Em discurso realizado nesta terça-feira, Haddad disse que a agenda social carece da mesma atenção dedicada à agenda ambiental na comunidade internacional. "Sem o enfrentamento dos problemas da fome, da miséria e da escravidão moderna, não há como tratar da preservação do planeta", afirmou. 

Publicidade

Papa com o governador da Califórnia, Jerry Brown, e os prefeitos Fernando Haddad (SP),Anne Hidalgo (Paris),Ignazio Marino (Roma),Bill de Blasio (N.York)e Manuela Carmena (Madri) Foto: Osservatore Romano/AFP
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.