Indundações no Rio deixam quase 10 mil sem aulas

Chuvas fizeram córregos transbordarem; mais de 2,5 mil pessoas estão fora de casa na Baixada

Pedro Dantas, O Estado de S.Paulo

13 Novembro 2009 | 12h55

Quase 10 mil alunos estão sem aulas na Baixada Fluminense por causa das chuvas que atingem a região desde quarta-feira. Nesta sexta-feira, 13, estudantes das cidades de Belford Roxo (2,5 mil), onde três escolas e uma creche foram inundadas, e Duque de Caxias (7 mil), onde 16 colégios foram tomados pela água ou estão sem condições de acesso, são afetados.

 

Veja também:

linkChuva obriga 2.700 moradores a deixarem suas casas no Rio

linkChuva provoca desabamentos que matam 2 em Juiz de Fora

 

O temporal voltou a castigas os municípios da região durante a noite e madrugada. Ao todo, cerca de 2,7 mil pessoas estão fora de casa, desalojadas ou desabrigadas, por causa das tempestades. Em Duque de Caxias, os bairros mais afetados são Campos Elíseos e Pilar. A Defesa Civil Municipal continua em alerta e a Prefeitura informou ter mobilizado mil pessoas, entre funcionários e voluntários, na operação de auxílio aos moradores.

 

 

Em Pilar, dez botes estão sendo usados para retirar os moradores das casas em ruas alagadas. A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social estão cadastrando a população para ter direito ao aluguel social.

 

Desde o início das chuvas, 82 ocorrências foram registradas - as principais foram pessoas ilhadas, vistorias prediais e árvores que foram arrancadas. As pessoas que não tiveram condições de ficar em suas residências foram encaminhadas para quatro abrigos. A Secretaria de Assistência Social enviou para os locais alimentos e colchonetes.

 

As chuvas provocaram oito desabamentos no município, registrados nos bairros Parque Fluminense e Capivari. Sete residências foram interditadas e 16 bairros ficaram alagados. Também foram registrados deslizamentos nos bairros Pilar, Parque Império e Jardim Primavera. Ninguém ficou ferido.

 

A Defesa Civil de Belford Roxo informou os bairros mais afetados são Nova Aurora, Vale das Mangueiras, Bairro da Luz, Vasco, Parque Amorim e Interlândia. Na divisa entre Belford Roxo e Duque de Caxias, a situação também é critica nos bairros Jardim dos Pinheiros e Guaxa. Foram registrados 14 desabamentos sem vítimas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.