Média de pesquisas indica vitória da petista no 1º turno

Foram quatro pesquisas presidenciais concluídas esta semana: duas do Datafolha, uma do Ibope e outra do Sensus. A média das quatro aponta Dilma Rousseff (PT) com 53% dos votos válidos. Descontada a margem de erro, de 2 pontos porcentuais, a petista chegaria no mínimo a 51%, o que lhe daria a vitória no primeiro turno.

José Roberto de Toledo, O Estado de S.Paulo

01 Outubro 2010 | 00h00

Embora essa seja a maior probabilidade, não se pode afastar totalmente a chance de segundo turno. A curva dos votos válidos da petista mostra uma tendência de queda, que parece ter parado, segundo Ibope e Datafolha. Uma eventual gafe de Dilma poderia retomar essa tendência.

A média é uma composição de duas pesquisas que deram 55% de válidos para Dilma (Ibope e Sensus) com as duas do Datafolha que deram porcentuais mais baixos: 51% e 52%.

As margens para uma vitória no primeiro turno são apertadas. Um pequeno incidente nesta reta final - como chuva no dia da eleição (aumenta a abstenção) ou um índice de erro do eleitor na hora de votar maior do que o habitual - pode influenciar o resultado e fazer a diferença entre uma definição já ou a necessidade de segundo turno.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.