1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Missa em ação de graças pela elevação de João Paulo II a santo reúne 80 mil

José Maria Mayrink - Enviado especial/O Estado de S. Paulo

28 Abril 2014 | 14h 48

Publica era formado principalmente por poloneses que continuam enchendo o Vaticano e ruas vizinhas com bandeiras e orações

VATICANO - Uma missa em ação de graças pela elevação de João Paulo II a santo, celebrada às 10 horas desta segunda-feira, 28, pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste (administrador) da Basílica de São Pedro, atraiu 80 mil peregrinos à Praça de São Pedro, no mesmo local em que o papa Francisco presidiu domingo a cerimônia de canonização.

O público era formado principalmente por poloneses que continuam enchendo o Vaticano e ruas vizinhas com suas bandeiras e orações. Eles rezam também na Igreja do Espírito Santo e da Divina Misericórdia, em uma rua transversal à Vila della Concilliazione, principal acesso à Praça de São Pedro. Nessa igreja, há um altar dedicado a São João Paulo II e outro à Divina Misericórdia.

O cardeal Comastri exaltou várias virtudes e qualidades de João Paulo II, a começar pela defesa da vida, em uma época em que se difunde a cultura do descartável. O cardeal disse que o papa polonês lutou pela paz durante as duas guerras do Golfo e teve coragem de ir ao encontro dos jovens para libertá-los da cultura do vazio e do efêmero e convidá-los a acolher Jesus Cristo.

Conterrâneos. Pequenos grupos de conterrâneos de João XXIII, também canonizado domingo, juntaram-se aos poloneses na praça. "Sou da cidade de Castelli Calepio, a 50 quilômetros de Sotto il Monto, na província de Bérgamo, onde nasceu o papa Roncalli", disse Margherita Cerea, conhecida como a Mãe de Omar. Seu filho morreu vítima de assalto há 11 anos.

Margherita foi no dia 20 em peregrinação à Casa Natal de São João XXIII, em Sotto il Monte, e em seguida veio assistir à canonização em Roma. Nesta segunda, ela lamentava que o cardeal Loris Capovilla, secretário de Roncalli durante dez anos, não tenha podido assistir à cerimônia. O cardeal, de 98 anos, alegou que, por causa de sua idade, a viagem seria muito difícil.

Um dia depois da cerimônia que atraiu 500 mil pessoas ao Vaticano e mais 300 mil a vários pontos de Roma, onde foram instalados telões, as ruas já foram varridas e lavadas, e não há lixo. As lojas de artigos religiosos continuam movimentadas. Segundo a Rádio Vaticano, a celebração contou com a presença de 120 delegações oficiais de 24 chefes de Estado e monarcas e 10 chefes de governo.

Nesta segunda, o papa Francisco recebeu em audiência o rei Juan Carlos e a rainha Sofia, que encabeçaram a delegação da Espanha.

Até uma semana antes, calculava-se que cerca de 5 milhões de pessoas assistissem a canonização - três vezes mais que o público presente na beatificação de João Paulo II, em 1º de maio de 2011, quando a multidão chegou a 1,5 milhão de fiéis, segundo a Policia de Roma, ou 1 milhão, segundo o Vaticano. A explicação para ter havido "apenas" 800 mil no domingo é que os peregrinos se assustaram com a possibilidade de haver caos na cidade, sem estrutura para receber tanta gente. Roma tem menos de 3 milhões de habitantes (2.720.000 em outubro de 2007, segundo a prefeitura).

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo