Morre aos 65 anos o criador da bandeira LGBT

Gilbert Baker tornou-se mundialmente famoso com bandeira que desenhou nos anos 1970

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - Gilbert Baker, criador da bandeira arco-íris, símbolo da comunidade LGBT, morreu aos 65 anos nesta sexta-feira, 31, em Nova York. 

Nascido no Kansas em 1951, Baker entrou para o Exército em 1970 e foi morar em São Francisco em plena época de efervescência do movimento pelos direitos civis e das mulheres, assim como reivindicações dos direitos dos homossexuais.

Gilbert Baker criou a bandeira símbolo da comunidade LGBT Foto: Twitter @clevejones1

PUBLICIDADE

Após deixar o Exército em 1972, Baker ficou em São Francisco, onde começou uma carreira como artista que teve a bandeira do arco-íris (1978) sua criação mais célebre e que se converteu também em um símbolo recorrente de sua obra. 

O símbolo foi desenhado no desfile do orgulho gay em 1978 quando foi eleito o primeiro representante declaradamente homossexual nos Estados Unidos. Harvey Milk, o representante da causa, pediu a Baker um símbolo para representar o grupo. 

Bandeira do arco-íris ganhou fama em dezenas de países e é símbolo da luta pelos direitos LGBT Foto: Hélvio Romero/Estadão

Desde sua criação, a bandeira do arco-íris tornou-se um símbolo em todo o mundo em prol dos direitos dos homossexuais, transexuais e bissexuais. / EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.