REUTERS/Alessandro Bianchi
REUTERS/Alessandro Bianchi

Papa Francisco afirma que Paulo VI será canonizado em 2018

Pontífice ainda disse, em tom de brincadeira, que ele e Bento XVI estariam 'na lista de espera'

O Estado de S.Paulo

17 Fevereiro 2018 | 22h23

O papa Francisco assegurou que o papa Paulo VI será canonizado neste ano e brincou dizendo que o papa emérito Bento XVI e ele mesmo estão atualmente "na lista de espera", informou a Santa Sé em um comunicado.

O pontífice se expressou assim em uma audiência que manteve na quinta-feira com párocos e sacerdotes de Roma no Vaticano, mas cujo discurso foi divulgado neste sábado, 17, pela Santa Sé.

++ Papa ordena que bispos aposentados tenham vida simples e dispensem o poder

"Há dois bispos de Roma (recentes) que já são santos (João XXIII e João Paulo II). Paulo VI será santo neste ano. João Paulo I tem sua causa aberta. E Bento e eu, na lista de espera: rezem por nós", brincou Francisco.

Paulo VI, cujo nome era Giovanni Battista Montini, exerceu o pontificado entre os anos 1963 e 1978 e é recordado por ser o pontífice que levou ao término do Concílio Vaticano II que tinha iniciado com seu predecessor João XXIII.

 ++ Papa diz que freiras fofoqueiras são piores que 'terroristas'

Em 1967, tornou cardeal Karol Wojtyla e dez anos mais tarde Joseph Ratzinger. Ambos se tornariam depois os papas João Paulo II e Bento XVI, respectivamente.

O papa Francisco proclamou beato o papa Paulo VI em outubro de 2014.

Em abril desse mesmo ano, Francisco canonizou João Paulo II e João XXIII, e em novembro de 2017 abriu o processo para a canonização de João Paulo I, que foi pontífice por apenas 33 dias em 1978. /EFE

Mais conteúdo sobre:
Papa Francisco Roma [cidade Itália]

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.