Policiais civis são demitidos por irregularidades no Rio de Janeiro

Servidores públicos da 109ª DP, em Sapucaia, são acusados de extorsão entre outros crimes

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, assinou no dia 9 de janeiro a demissão de quatro policiais civis acusados de formação de quadrilha ou bando, peculato, extorsão e corrupção passiva. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira, 31.

PUBLICIDADE

A delegada Érica Júlio Batitucci, o oficial de cartório policial Arthur Silva Medeiros, o inspetor Marcelo Senna Calumby e o investigador José Alberto Ferreira estavam lotados na 109ª delegacia, localizada no município de Sapucaia.

Segundo as investigações, eles se envolveram em irregularidades entre março de 2006 e março de 2008. Os servidores já haviam sido denunciados pelo Ministério Público de Sapucaia.

As investigações contaram com a participação proativa da Corregedoria Interna de Polícia (Coinpol) e da Corregedoria Geral Unificada (CGU). Foram analisados depoimentos de vítimas, que alegaram ter sofrido ameaças e extorsões praticadas pelos policiais. Também foram analisadas gravações telefônicas dos acusados.

De acordo com a Secretaria de Segurança, nos últimos cinco anos, cerca de 1000 policias foram presos ou expulsos em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.