PUBLICIDADE

Presos postam fotos no Facebook e agente é afastado no Paraná

Detidos faziam atualizações de perfis, mostravam imagens feitas durante treinos de capoeira e enviavam mensagens 

Por Julio Cesar Lima
Atualização:

CURITIBA - A Casa de Custódia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi o cenário de diversas fotos publicadas no Facebook por três presos nos últimos meses. Eles faziam atualizações de perfis e mostravam fotos durante treinos de capoeira e mensagens para outras pessoas. 

PUBLICIDADE

As postagens foram descobertas por agente penitenciário, que acabou punido pelo diretor da Casa, Jeferson Walkiu, com sua transferência para outra unidade. Os presos foram punidos e outros dois que também participavam da rede ficaram isentos, pois já estavam em liberdade.

O diretor disse à imprensa que o agente está à disposição do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) e terá a sua ação no episódio investigada por ter divulgado as fotos em um grupo no WhatsApp.

A transferência do agente, cujo nome não foi divulgado, revoltou o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Antony Johnson, que vai pedir a revogação da medida. "Foi uma atitude arbitrária, pois não houve sequer a possibilidade de defesa do agente, que acessou as fotos, e levou o caso para a direção. A justificativa que o diretor deu não pode ser aceita", disse.

As fotos foram descobertas no sábado, 1º, e o celular do preso acabou sendo confiscado. "Nós vamos pedir ao Depen que essa medida contra o agente seja revista, qual a motivação da transferência, e se o pedido não for aceito vamos entrar na Justiça", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.