Problema em radar da Aeronáutica atrasa voos nos aeroportos do Rio de Janeiro

Falha, que provoca instabilidade no sistema de visualização, também impacta nas decolagens de SP para o RJ

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

SÃO PAULO - Um problema no radar do espaço aéreo da Aeronáutica provocou atrasos nos voos dos aeroportos de Santos Dumont e do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, 5. A falha foi detectada por volta das 8h20. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que o defeito foi solucionado às 11 horas.  

Passageiros sofrem com atrasos de voos Foto: Epitacio Pessoa/Estadão

Além das decolagens, os pousos também foram prejudicados. Os voos que partiriam de Congonhas, em São Paulo, para os aeroportos do Rio também registraram atrasos. 

Voos atrasados no aeroporto Santos Dumont, em razão de falha no radar da Aeronáutica Foto: Aeroporto Santos Dumont

PUBLICIDADE

Foi necessário adotar um intervalo maior entre as aeronaves em voo na Área de Controle Terminal do Rio de Janeiro, que inclui os aeroportos de Santos Dumont e do Galeão, devido a uma instabilidade no sistema de visualização. 

+++ Mulher alega ter sido picada por cobra no estacionamento do Aeroporto Santos Dumont

O DECEA informa que desde às 11h desta quinta-feira, o sistema de visualização radar na Área de Controle Terminal do Rio de Janeiro, que inclui os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, já opera normalmente.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) segue adotando as medidas necessárias para a normalização do fluxo do tráfego aéreo.

Os aeroportos estão em contato permanente com a Torre de Controle da Aeronáutica aguardando que a operação seja totalmente normalizada.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.