PUBLICIDADE

Rede de lanchonetes é condenada a indenizar gerente gaúcho que ficou obeso

Segundo decisão, empresa contribuiu para que ex-funcionário engordasse 30 kg; em nota, McDonald's disse que tem opções saudáveis para alimentação

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - A empresa responsável pela franquia da rede McDonald's foi condenada, pela 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), do Rio Grande do Sul, a indenizar por danos morais um ex-gerente que engordou mais de 30 quilos durante os 12 anos em que trabalhou para a empresa. Por maioria de votos, os desembargadores confirmaram parcialmente a sentença do primeiro grau, reduzindo apenas o valor da indenização, de R$ 48 mil para R$ 30 mil.Segundo o processo, o ex-gerente ingressou no emprego pesando entre 70 e 75 quilos e saiu com 105 quilos. No entendimento do tribunal a empresa contribuiu para que o autor chegasse ao quadro de "Obesidade 2", lhe trazendo problemas de saúde. Conforme o Desembargador João Ghisleni Filho, relator do acórdão, as provas indicaram que o ex-gerente era obrigado a degustar produtos da lanchonete - alimentos calóricos, como hambúrguer, batata frita, refrigerante e sorvetes.Além disso, no horário de intervalo, a empresa fornecia um lanche composto de hambúrguer, batatas fritas e refrigerante. De acordo com testemunhas, na loja em que o autor trabalhou a maior parte do tempo a reclamada não permitia a troca do lanche por dinheiro ou vale-refeição. O magistrado reconheceu que fatores genéticos e o sedentarismo possivelmente também foram causas da obesidade. Porém, na sua opinião, isso não exime a responsabilidade da empresa.Em sua decisão, os desembargadores afirmam que "mesmo que a adoção de alimentação saudável fosse uma escolha do reclamante, havia imposição para que fossem consumidos os produtos da reclamada como a refeição no intervalo da jornada e, ainda, para degustação, mesmo que eventualmente, ou duas vezes ao dia, como se extrai da prova".

 

PUBLICIDADE

Outro lado. Em resposta ao processo de indenização o McDonald's disse, em nota, que a empresa responsável pela franquia em que o gerente trabalhava, Kalloponi Comércio de Alimentos, "está trabalhando para avaliar as medidas jurídicas em relação ao caso, que ainda tramita em primeira instância".

 

Conforme o comunicado, "a rede oferece grande variedade de opções de alimentos e cardápios balanceados para atender às necessidades diárias de seus funcionários, de acordo com a legislação brasileira."

 

Atualizado às 14h36 para acréscimo de informações

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.