1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Rio Grande do Sul tem 15,6 mil desabrigados

Elder Ogliari - O Estado de S. Paulo

04 Julho 2014 | 18h 59

Duas prefeituras decretaram estado de calamidade pública e 78 decretaram situação de emergência

PORTO ALEGRE - O Rio Grande do Sul tem 15.670 pessoas desabrigadas por causa das enchentes que desde a semana passada atingiram 115 de seus 497 municípios. Duas prefeituras decretaram estado de calamidade pública e 78 decretaram situação de emergência. Duas pessoas desaparecidas no final da semana passada foram encontradas mortas na quarta e quinta-feira e uma terceira ainda não foi localizada.

O levantamento foi divulgado pela Defesa Civil no final da tarde desta sexta-feira, 4, e mostra números superiores aos do mesmo horário na quinta-feira, quando havia 110 municípios afetados, dois em estado de calamidade pública, 58 em situação de emergência e 15.094 desabrigados. 

Mesmo com previsão de chuva para este final de semana, a Defesa Civil, com base em informações do Departamento de Recursos Hídricos, espera que o nível do Rio Uruguai comece a baixar neste sábado em São Borja, na fronteira com a Argentina, e no domingo em Itaqui. Um Uruguaiana, onde há 1.566 desabrigados, a tendência é que a água suba ainda mais neste sábado e depois comece a recuar.