RS já tem 28 cidades em situação de emergência

Segundo a Defesa Civil do Estado, número deve subir com as chuvas previstas para domingo

Maíra Teixeira, do estadao.com.br,

21 Novembro 2009 | 21h55

Chegou a 28 o número de cidades em situação de emergência em todo o Rio Grande do Sul, em decorrência da fortes chuvas e vendavais que atingiram o estado nesta semana. Até a sexta-feira, 20, eram 25 cidades, no entanto, com as chuvas deste sábado, 21, os municípios de São Jerônimo, Sapucaia do Sul e Balneário Pinhal aumentam a lista. Pelo menos 74 mil imóveis (residenciais e comerciais) estão sem fornecimento de energia elétrica.

 

Veja também:

linkRS tem pelo menos 74 mil consumidores sem energia elétrica

linkGaúchos reparam estragos sob ameaça de mais chuva

linkSobe para oito número de mortos em temporais no Sul 

 

De acordo com boletim da Defesa Civil do estado, mais de 27 mil telhas já foram remetidas para 17 municípios, desde a sexta-feira até o início desta tarde de sábado. Os municípios que já estavam em emergência são: Butiá, Capão da Canoa, General Câmara, Minas do Leão, Montauri, Montenegro, Nova Petrópolis, Passo do Sobrado, Picada Café, Santa Maria, São José do Hortêncio, Sobradinho, Tabaí, Taquari, Tramandaí, Vale Verde e Vila Nova do Sul.

 

Segundo o Capitão Alexsandro Goi, chefe da Divisão de Comunicação Social da Defesa Civil, a previsão é de que esse número ainda chegue a 40. "Neste momento, passamos em fase de recuperação e reconstrução, mas ainda estamos sob alerta devido a temporais isolados que devem ocorrer. As comunidades, os órgãos públicos e todas as pessoas estão concentradas no trabalho de conserto e reparo das residências, escolas, postes de luz, e na remoção de sujeira e entulho."

 

Falta de energia

 

Cerca de 74 mil unidades consumidoras, entre casas e prédios comerciais, continuam sem energia elétrica no RS neste sábado. A região mais prejudicada pelas fortes chuvas e vendavais que atingiram o estado nesta semana é a região metropolitana de Porto Alegre. A previsão do tempo no estado é de chuva para este domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade mais atingida é São Lourenço do Sul.

Mais conteúdo sobre:
chuva Rio Grande do Sul energia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.