Seis Estados do Nordeste ficam sem energia elétrica

Falha no sistema ocorreu à tarde, durou entre 20 e 25 minutos e cerca de cinco milhões de pessoas foram afetadas

O Estado de S. Paulo,

22 Setembro 2012 | 23h26

Um apagão ocorrido na tarde de ontem deixou seis Estados do nordeste sem energia elétrica. O pane, que durou entre 20 e 30 minutos, começou por volta das 15h50 e atingiu vários municípios da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Mais de 5 milhões de pessoas foram afetadas.

 

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), responsável pelo Sistema Interligado Nacional, tudo indica que o pane ocorreu em um transformador, na interligação Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste 

Na tarde de ontem, havia sido detectado uma explosão de um equipamento na subestação da Companhia Energética do Maranhão na cidade de Imperatriz, no Maranhão, que provocou a queda de energia elétrica em diversas cidades maranhenses e do Ceará, estado vizinho.

 

O apagão aconteceu das 15h50 às 16h20 e afetou também alguns bairros de Recife e outros municípios pernambucanos. Ainda de acordo com a Coelce, como o sistema de energia é interligado nacionalmente, pode ser que o acidente em Imperatriz tenha provocado queda de energia também em outros Estados do Nordeste.

 

Com a detecção do problema, para evitar que a descarga danifique aparelhos, um sistema de segurança corta a carga de energia de forma seletiva, para que apenas serviços essenciais como hospitais e escolas não deixassem de ser desabastecidos.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que, quando acontece falha no serviço elétrico, o ONS convoca uma reunião para tratar do assunto. Segundo a Aneel, geralmente é aberto um processo de fiscalização para apurar o incidente e podem ser aplicadas multas.

 

Na Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 e atingiu 289 municípios do estado.

 

Em Pernambuco, o apagão durou entre as 15h50 e as 16h12. De acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco, parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada. Cerca de 45% dos clientes do estado tiveram o fornecimento interrompido.

 

Na Paraíba, a queda afetou apenas alguns municípios do leste e do centro do Estado, incluindo a capital, mas durou apenas seis minutos. A Paraíba deixou de receber, neste tempo, a carga necessária para alimentar o estado.

 

No Ceará, cerca de 200 mil clientes ficaram sem energia entre 15h50 e 16h20. O número equivale a 40% do total de clientes da Coelce. Em Sergipe, os consumidores ficaram sem luz das 15h50 às 15h52. A Energisa não soube informar quantos municípios foram afetados pela queda de energia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.