PUBLICIDADE

Sul do Brasil tem previsão de neve no fim de semana

Em SC, meteorologistas alertam ainda para a possibilidade de chuva congelada e recorde de baixas temperaturas

Por Júlio Castro
Atualização:

FLORIANÓPOLIS - Incidência de neve e chuva congelada é a previsão para a tarde e noite deste domingo, 21, e para a próxima segunda-feira, 22, nas áreas altas do Planalto Sul, em Santa Catarina. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) alerta, ainda, para o risco de temporais, congelamento de pista nas serras do Rio do Rastro e Corvo Branco e chance de acúmulo significativo de neve.

PUBLICIDADE

A chegada de uma nova e intensa onda de ar polar, com previsão de temperatura próximas de zero no litoral e negativas nas áreas altas do Estado, conforme os meteorologistas do órgão, poderão representar recorde de baixas temperaturas. Os termômetros despencam a partir de domingo.

Na terça-feira, 23, e na quarta, 24, as temperaturas vão variar de -10ºC a -8ºC nos municípios de Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim e de 0ºC a 3ºC no litoral, com chance de quebrar recorde de temperatura de julho. A onda de frio deixará o Estado somente a partir da quinta-feira, dia 25.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, meteorologistas do Ciram, preveem geada forte e ampla no Estado durante o período com prejuízo para a agricultura e pecuária, inclusive com possibilidade de "geada negra", responsável pelo congelamento interno da planta (seiva), levando a seu escurecimento e morte.

O fenômeno está previsto para as áreas altas das regiões oeste, meio-oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. O alerta de frio intenso foi enviado para os gestores de prefeituras das cidades atingidas, para que deem atenção especial aos moradores de rua.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.