Tempo será abafado com chuvas no final da tarde em SP

Fortes precipitações podem ocorrer também em outras regiões do País, inclusive no sertão nordestino

Solange Spigliatti, do estadao.com.br,

05 Janeiro 2010 | 08h13

O clima na cidade de São Paulo deve ficar abafado nesta terça-feira, 5, com sol entre nuvens e temperaturas máximas acima dos 30ºC, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). No final da tarde, podem ocorrer pancadas de chuva com potencial de alagamentos.

 

Nos próximos dias o tempo segue abafado com sol e variação de nuvens na capital. As temperaturas variam entre mínimas de 20ºC e máximas de 28ºC, e continua a chover de forma concentrada no período da tarde.

 

Temporal

 

Na tarde de segunda-feira, 4, as estações meteorológicas registraram altos índices pluviométricos em apenas uma hora de chuva. A média em toda a capital paulista chegou a 20,7 mm, o que equivale a 8,66% da média prevista para o mês, de acordo com dados do CGE.

 

A região que recebeu o maior volume de chuva no período, até as 19 horas, segundo o CGE, foi próximo à Praça da Sé, onde foram computados 87,5 mm de chuvas. Por volta das 15h05, o Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul, registrou ventos de rajada que atingiram 86 km/h.

 

Em apenas quatro dias choveu 67,7mm, ou 28,32% do esperado para o mês janeiro.

 

Previsão para o País

 

As pancadas de chuva atingem novamente grande parte do País nesta terça-feira, principalmente a região sul, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

 

O dia será nublado e com pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. Em algumas localidades poderá chover forte, com descargas elétricas e acúmulo significativo. Não se descarta a ocorrência de queda de granizo em algumas áreas.

 

No norte da Bahia, interior do Piauí, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e sul do Ceará também poderá chover localmente forte devido à presença de um vórtice ciclônico de altos níveis. O dia terá sol e poucas nuvens no norte do Rio, Espírito Santo, leste e nordeste de Minas, no sul da Bahia, no centro-norte de Roraima, centro do Maranhão, norte do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte, noroeste do Pará e oeste do Amapá.

 

No litoral norte de São Paulo, no noroeste de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso haverá sol e possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas do país haverá sol, variação de nebulosidade e pancadas de chuva. As temperaturas não terão mudanças significativas.

Mais conteúdo sobre:
chuva previsão Sul Sudeste

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.