Brasil

brasil

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

CONTEÚDO ABERTO PARA NÃO-ASSINANTES: Doença já está presente em 5 continentes, menos na Antártida; Brasil registra 61.990 mortes, segundo o Consórcio. País tem mais de 1,5 milhão de casos.

EM RESUMO:
 

Mundo: mais de 10,8 milhões de casos confirmados e mais de 520 mil mortes;

Brasil: 61.990 mortes e 1.501.353 casos confirmados em todas as unidades federativas, de acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa;

 

— Com vetos, Bolsonaro sanciona lei que obriga uso de máscara na pandemia

 

— Na primeira noite de reabertura, bares e restaurantes do Rio ficam lotados

 

— Receba no seu e-mail as principais notícias do dia sobre o coronavírus

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 08h10

    03/07/2020

    UNIÃO EUROPEIA AUTORIZA VENDA DO REMDESIVIR CONTRA CORONAVÍRUS

     

    A Comissão Europeia autorizou provisoriamente a venda do medicamento antiviral remdesivir para o tratamento de pacientes com coronavírus na União Europeia (UE), depois da aprovação da Agência Europeia de Medicamentos.

     

    O Executivo comunitário concedeu "uma autorização de comercialização condicional para o medicamento remdesivir, que se torna o primeiro remédio autorizado a nível da UE para o tratamento da COVID-19", afirma um comunicado.

     

    Ontem, a Organização Mundial da Saúde já havia alertado que o medicamento pode não surtir efeito contra a covid-19 e que há estudos "conflitantes" sobre sua eficácia.

     

    Foto:  Ulrich Perrey / POOL / AFP

     Ulrich Perrey/POOL/AFP

  • 07h20

    03/07/2020

    AMÉRICA LATINA E CARIBE SUPERAM EUROPA EM NÚMERO DE CASOS DO CORONAVÍRUS

     

    Pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, América Latina e Caribe superam a Europa em número de casos da covid-19, com 2.735.107 contágios declarados, de acordo com um balanço atualizado pela AFP nesta sexta-feira, 3, com base em fontes oficiais.

     

    América Latina e Caribe, região onde a epidemia está mais ativa nas últimas semanas, se tornaram a segunda áreas do mundo com mais casos detectados da doença, à frente da Europa (2.718.363) e atrás de Estados Unidos e Canadá, que registram 2.844.522 casos.

     

    A Europa continua sendo a região do mundo com o maior número de mortes, com 198.310 vítimas fatais. Em seguida aparecem Estados Unidos e Canadá (137.421) e América Latina e Caribe (121.662).

  • 06h03

    03/07/2020

    HOLANDA ANUNCIA NOVO SURTO DE CORONAVÍRUS EM FAZENDAS DE VISONS

     

    As autoridades holandesas anunciaram nesta sexta-feira, 3, que outra fazenda de visons estava contaminada pelo novo coronavírus, elevando para 18 o número de estabelecimentos que tiveram que abater milhares de animais.

     

    O surto ocorreu em uma fazenda em Landhorst, no sudeste do país, informou o Ministério da Saúde em comunicado. É a mesma região em que outras 17 fazendas também foram contaminadas.

     

    "A infecção foi descoberta porque os visons mostraram sintomas da doença e os agricultores tiveram que denunciá-la", disse o ministério.

     

    A fazenda, que possui mais de 4.300 animais, será desinfetada "o mais rápido possível", acrescentou. A Holanda registrou mais de 50.000 novas contaminações por coronavírus, com 6.100 mortes, segundo dados oficiais.

     

    Foto: Bob Strong / Reuters

    Bob Strong/Reuters

  • 04h58

    03/07/2020

    COM VETOS, BOLSONARO SANCIONA LEI QUE OBRIGA USO DE MÁSCARAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS NO PAÍS

     

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei que obriga o uso de máscaras em espaços públicos, incluindo transportes como ônibus, táxis, carros de aplicativos, aeronaves e embarcações, em todo o País, visando combater o contágio do novo coronavírus. O despacho foi publicado nesta sexta-feira, 3, no Diário Oficial da União (DOU). 

     

    Foto: REUTERS/Adriano Machado

    REUTERS/Adriano Machado

  • 04h01

    03/07/2020

    NA PRIMEIRA NOITE DE REABERTURA, BARES E RESTAURANTES DO RIO DE JANEIRO FICAM LOTADOS

     

    Após três meses fechados devido às restrições impostas pelo novo coronavírus, bares e restaurantes voltaram a funcionar no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 2. Entretanto, a liberação causou grande aglomeração na zona sul carioca, com clientes acumulados em calçadas, sem respeitar o distanciamento social, e abdicando do uso de máscaras. 

     

    Foto: Reprodução

    Reproução

  • 03h00

    03/07/2020

    REINO UNIDO INICIA FIM DE RESTRIÇÕES DE QUARENTENA APÓS QUEDA NOS CASOS DE COVID-19

     

    Após a redução no número de casos de covid-19, o governo britânico revelou nesta sexta-feira, 3, as primeiras isenções às medidas de isolamento aplicadas ao combate da pandemia do novo coronavírus, que afetam aqueles que chegam da Alemanha, França, Espanha ou Itália, que não precisarão mais ficar em quarentena a partir de 10 de julho.

     

    Segundo informações oficiais, essas modificações serão aplicadas apenas àqueles que entrarem na Inglaterra e que as quarentenas permanecerão obrigatórias para quem for para a Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte. As violações serão sancionadas com multas. Uma lista completa de países com isenções será divulgada nesta sexta-feira, e deve contar com cerca de 75 nações, de acordo com vários meios de comunicação. 

     

    Desde o início da pandemia, o Reino Unido soma 285.268 casos e cerca de 44 mil mortes. 

     

    Foto: Andy Rain/EFE/EPA

    Andy Rain/EFE/EPA

  • 02h33

    03/07/2020

    BOLSONARO VAI VETAR PARTE DA LEI SOBRE USO DE MÁSCARA POR DAR MARGEM A INTERPRETAÇÃO 'ABRANGENTE'

     

    O presidente Jair Bolsonaro vai vetar parte da lei aprovada pelo Congresso que visa obrigar o uso de máscaras de proteção facial em todo o País durante a pandemia de covid-19. A justificativa do Palácio do Planalto é a de que o texto aprovado dá margem à interpretação de exigência da proteção também dentro das casas.

     

    A votação definitiva ocorreu na Câmara, no último dia 9 de junho. Em seguida, o texto seguiu para sanção presidencial. "A propositura legislativa, ao estabelecer que o uso de máscaras será obrigatório em demais locais fechados em que haja reunião de pessoas, incorre em possível violação de domicílio por abarcar conceito abrangente de locais não abertos ao público”, destaca a justificativa apresentada pelo governo para o veto.

     

    Foto: Dida Sampaio/ Estadão

    Dida Sampaio/ Estadão

  • 02h08

    03/07/2020

    MÉXICO BATE RECORDE DIÁRIO DE NOVOS CASOS E ULTRAPASSA O IRÃ NO NÚMERO DE INFECTADOS POR COVID-19

     

    O México bateu o recorde diário de infecções por coronavírus nesta quinta-feira, 2. De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou 6.741 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o número total para 238.511. Com isso, o país ultrapassa o Irã e o décimo mais afetado pela covid-19 no mundo

     

    Ainda de acordo com o Ministério da Saúde mexicano, o país também registrou mais 679 mortes, totalizando 29.189 desde o início da pandemia. O vice-ministro da Saúde, Hugo Lopez-Gatell, disse que as autoridades começaram a examinar registros de óbitos relacionadas a covid-19, e afirmou que o número oficial pode subir assim que novos casos forem identificados. 

     

    Foto: EFE/Presidencia de México

     

    EFE/Presidencia de México

  • 01h42

    03/07/2020

    ESTUDO MOSTRA QUE PREVALÊNCIA DO CORONAVÍRUS NO BRASILDOBROU EM UM MÊS

     

    A prevalência da covid-19 no Brasil dobrou de 1,9% para 3,8% entre maio e junho, segundo estudo epidemiológico coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A instituição divulgou o dado nesta quinta-feira, 2, ao publicar os resultados definitivos da pesquisa Epicovid-19, que realizou testes sorológicos — para detectar anticorpos do novo coronavírus — em 89.397 pessoas ao redor de todos os Estados do País, em 133 cidades. 

     

    De acordo com o levantamento, a taxa de letalidade da covid-19 no Brasil está na casa de 1,15% — cerca de um a cada cem infectados morre após contrair a doença. A estatística se baseia em números oficiais de óbitos até o dia 20 de junho. Para Pedro Hallal, reitor da UFPel e coordenador da pesquisa, o valor está bem próximo da realidade. "Eu, como epidemiologista, tenho muita confiança nesse número. É bastante sólido", ressaltou.

     

    O estudo também indica que o distanciamento social está em queda no País. Entre maio e junho, a porcentagem de pessoas que afirmam ficar sempre em casa caiu de 23,1% para 18,9%. Já as que disseram sair diariamente saltaram de 20,2% para 26,2%.

     

    Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

    REUTERS/Amanda Perobelli

  • 01h18

    03/07/2020

    MP JUNTO AO TCU PEDE À CORTE SUSPENSÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA ANALISAR 'EQUILÍBRIO FISCAL'

     

    O subprocurador-geral junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado, apresentou um pedido à presidência da corte de contas, para que suspenda a prorrogação, por mais duas parcelas, do auxílio emergencial de R$ 600 mensais, até que o governo apresente estudos e dados que demonstrem que a liberação dos recursos não afetará o equilíbrio fiscal do País.

     

    Trata-se apenas de um pedido, sem qualquer efeito prático. Em sua representação, Furtado pede que a corte de contas avalie as medidas necessárias para apurar a legalidade de critérios técnicos que “justifiquem a prorrogação indiscriminada do auxílio emergencial” e que verifique se o socorro financeiro que tem desempenhado um papel fundamental na vida de dezenas de milhares de pessoas “não colapsará desnecessariamente o equilíbrio fiscal do País”.

     

    Foto: Wilton Júnior/Estadão

    Wilton Júnior/Estadão

  • 23h19

    02/07/2020

    CAIXA COBRA PAGAMENTO DE PRESTAÇÕES DO MINHA CASA, MINHA VIDA A BENEFICIÁRIOS DE BAIXA RENDA

    Enquanto muitos brasileiros tiveram uma pausa nos pagamentos de prestações da casa própria, os beneficiários da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, voltada às famílias mais carentes (com renda mensal até R$ 1,8 mil), estão sem esse alívio durante a crise provocada pelo coronavírus. Leia mais

  • 22h59

    02/07/2020

    LUCIANO HUCK VOLTA ÀS GRAVAÇÕES DO 'CALDEIRÃO' EM ESTÚDIO DA GLOBO

    A Globo anunciou que as gravações do Caldeirão do Huck, programa apresentado por Luciano Huck aos sábados, voltou a ser gravado em estúdio em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 2. Leia mais

     

  • 22h40

    02/07/2020

    SHOPPING EM BOTUCATU FAZ DRIVE-THRU EM CORREDOR DE LOJAS; ESTADO PEDE AÇÃO DO MP

    Um shopping de Botucatu, no interior de São Paulo, inaugurou nesta quinta-feira, 2, um sistema drive-thru indoor, liberando a entrada de carros nos corredores internos do prédio. Com isso, os clientes passaram a retirar os produtos na porta das lojas. Leia mais

    Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • 22h16

    02/07/2020

    CONMEBOL DEFENDE RETORNO DO FUTEBOL EM CÚPULA DE PRESIDENTES DO MERCOSUL

    A Conmebol defendeu a volta das competições de futebol no continente em uma apresentação de seu principal dirigente diante dos presidentes do Mercosul, que realizaram uma cúpula virtual organizada pelo Paraguai nesta quinta-feira. Leia mais. 

    Foto: Henry Romero/ Reuters

    Foto: Henry Romero/ Reuters

  • 21h52

    02/07/2020

    ESTADO LIBERA PARA OUTRAS CIDADES 'MINI-LOCKDOWN' ADOTADO EM RIO PRETO

    O "mini-lockdown" criado pela prefeitura de São José do Rio Preto, no interior paulista, poderá ser adotado por outras cidades do Interior que estejam na fase laranja (2) do Plano São Paulo de reabertura da economia. Nesse sistema, o comércio e serviços não essenciais podem funcionar durante seis horas por dia, duas a mais que o previsto no Plano São Paulo, mas apenas de quarta-feira a sábado. De domingo a terça-feira, os não essenciais fecham e funcionam apenas os serviços indispensáveis.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.