Brasil

brasil

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

CONTEÚDO ABERTO PARA NÃO-ASSINANTES: Doença já está presente em 5 continentes, menos na Antártida; Brasil registra 22.666 mortes, segundo o ministério. País tem mais de 363 mil casos

EM RESUMO:
 

Mundo: mais de 5,3 milhões de casos confirmados e mais de 343 mil mortes;

Brasil: 22.666 mortes e 363.211 casos confirmados em todas as unidades federativas, de acordo com o Ministério da Saúde;

 

— A luta de comunidades indígenas em lockdown na Amazônia

 

— Isolado há 2 meses, hospital de SP recebe 'visitas' por muro de vidro

 

Receba no seu e-mail as principais notícias do dia sobre o coronavírus

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 05h55

    25/05/2020

    NO BRASIL, APENAS UM DE TRÊS PACIENTES GRAVES COM COVID-19 SOBREVIVE

     

    Apenas um em cada três pacientes graves de covid-19 que são entubados nas UTIs brasileiras se recupera e consegue voltar para casa. A mortalidade desses doentes é de 66%, um número muito alto quando comparado aos internacionais. Segundo especialistas, o porcentual reflete as precariedades do sistema de saúde do País e, eventualmente, o uso indiscriminado de medicamentos sem benefícios comprovados cientificamente, como a cloroquina.

     

    A conclusão é de um levantamento do Projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e do Epimed – uma ferramenta de análise de dados e desempenho hospitalar. A coleta de informações foi feita entre os dias 1.º de março e 15 de maio em 450 hospitais em todo o Brasil, envolvendo 13.600 leitos de terapia intensiva – o que equivale a cerca de um terço das vagas para adultos nessas unidades.

     

    Leia mais aqui

     

    Foto: Tiago Queiroz/Estadão

    Tiago Queiroz/Estadão

  • 05h46

    25/05/2020

    NO PARÁ, MORTES E CONFUSÃO NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM COVID-19

     

    “Foi tudo muito rápido e desesperador. Ele apresentou os sintomas e, após dois dias, morreu. Passei quase 22 horas ao lado do meu pai no hospital até ver o seu fim”, lembra o contador George Pinto Gonçalves, de 38 anos. O aposentado Pedro Damasceno Gonçalves, de 67 anos, é uma das vítimas fatais do coronavírus no Pará.

     

    Leia mais aqui

  • 05h33

    25/05/2020

    COVID-19 DEIXA CAPITAL E INTERIOR DE SÃO PAULO EM ESTADO DE ALERTA

     

    A região metropolitana de São Paulo já tem 13 hospitais lotados e que não recebem mais pacientes. A taxa de ocupação dos leitos em UTIs está ao redor de 91%. Mas é o aumento de casos no interior do Estado o que mais preocupa as autoridades de saúde no momento: a covid-19 chegou na sexta a 500 município do Estado (que tem 645 cidades), e a taxa de crescimento no interior é quase quatro vezes maior do que na capital. 

     

    Na cidade de São Paulo, coração da doença, se em março a abertura de novos leitos foi feita às centenas, agora o conserto de 12 respiradores é comemorado, uma vez que dá sobrevida a um sistema perto do limite.

     

    Leia mais aqui



    Foto: Tiago Queiroz/Estadão

    Tiago Queiroz/Estadão

  • 05h23

    25/05/2020

    ESTADO DO AMAZONAS ESPERA 'PICO' DO CORONAVÍRUS NESTA SEMANA

     

    Temor e incerteza permeiam o cotidiano dos moradores do Amazonas em meio a pandemia do coronavírus com o avanço dos casos da doença aliado ao risco de colapso na saúde estadual. A semana que começa vai ser ainda mais crítica. Um elemento a mais é a falta de cuidados da população para evitar a propagação da covid-19.

     

    Ainda que o quadro assuste, o governo estadual aposta no otimismo e aponta avanços para responder à crescente demanda dos pacientes. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o Amazonas aumentou o número de leitos e respiradores. Conta com 1.138 para covid-19 na rede estadual, sendo 816 leitos clínicos, 243 de Unidade de Terapia Intensiva e 79 de Sala Vermelha. A taxa de ocupação da UTI é de 87%.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Álisson Castro

    Álisson Castro

  • 05h01

    25/05/2020

    CINGAPURA REGISTRA 344 NOVOS CASOS DE COVID-19 E SOMA MAIS DE 30 MIL INFECTADOS

     

    O Ministério da Saúde de Cingapura confirmou nesta segunda-feira, 25 de maio, 344 novos casos de coronavírus, elevando o número total de infecções para 31.960

     

    De acordo com o órgão, os números desta segunda-feira são menores em relação a domingo, quando foram confirmados 548 casos, em parte devido à realização de menos testes. A grande maioria das pessoas recém-infectadas são trabalhadores migrantes que vivem em dormitórios, e apenas quatro são moradores permanentes. 

  • 04h30

    25/05/2020

    CLOROQUINA SEMEIA DISCÓRDIA NA FOX NEWS

     

    O estresse da pandemia de coronavírus está pondo à prova os relacionamentos mais íntimos – até o do presidente Donald Trump com a Fox News. Fiel espectador e mais famoso “garoto-propaganda” do canal, Trump abriu fogo contra o jornalista Neil Cavuto, âncora da Fox News que criticou no ar o anúncio de que o presidente americano estaria tomando hidroxicloroquina, medicamento contra a malária que pode trazer riscos para pacientes com coronavírus. 

     

    Leia mais aqui

     

    Foto: Carlo Allegri/AP

    Carlo Allegri/AP

  • 04h01

    25/05/2020

    CONSÓRCIO FRANCÊS INICIA FASE DE PRODUÇÃO DE TESTE DE COVID-19 A BASE DE SALIVA

     

    Um consórcio francês anunciou nesta segunda-feira, 25, o início da fase de produção de um teste de triagem à base de saliva para detectar covid-19. As empresas Vogo, SKILLCELL e o laboratório CNRS SYS2DIAG espera que o 'EasyCov' entre no mercado nacional a partir de meados de junho.

     

    O teste, que seria realizado por um profissional de saúde, envolveria a coleta de menos de 1 mililitro de saliva de um paciente. A amostra é então depositada em dois tubos aquecidos a 65° C, que são separados quanto à presença do vírus através de leitura digital. 

     

    Foto: Noel Celis / AFP

    Noel Celis / AFP

  • 03h27

    25/05/2020

    MESMO COM OS EUA SE APROXIMANDO DAS 100 MIL MORTES, AMERICANOS APROVEITARAM CHEGADA DO VERÃO EM PRAIAS E PARQUES

     

    Apesar dos EUA se aproximar cada vez mais da triste marca de 100 mil mortos por coronavírus, centenas de americanos deixaram suas casas neste fim de semana para tomar sol em praias e parques para aproveitar o Memorial Day, data que celebra a memória dos que morreram em guerras e também marca o início do verão no país. 

     

    Enquanto boa parte da população aderiu ao isolamento neste fim de semana, houve exceções notáveis. Na Flórida e em outros estados do golfo, diversas praias acabaram ficando lotadas, forçando as autoridades a interromper grandes encontros.

     

    Vídeos publicados nas redes sociais mostraram pessoas se aglomerando durante festas em piscinas e clubes. Sylvester Turner, prefeito da cidade de Houston, no Texas, ordenou que bombeiros de toda a região metropolitana apliquem regras de distanciamento social para quem descumprisse as recomendações. 

     

    Foto: Brent Stirton/Getty Images/AFP

    Brent Stirton/Getty Images/AFP

  • 03h00

    25/05/2020

    ESTUDANTES RETORNAM ÀS AULAS NA AUSTRÁLIA APÓS QUARENTENA

     

    Milhares de estudantes voltaram às aulas na Austrália nesta segunda-feira, 25 de maio, após o período de quarentena que ajudou o país controlar a propagação da covid-19. Sob fortes medida de higiene, os alunos ainda não poderão participar de excursões ou competições escolares. 

     

    Sara Mitchell, Ministra da Educação de Nova Gales do Sul — um dos estados que tiveram o retorno das aulas nesta segunda —, comentou pela manhã que "é um dia emocionante para muitos pais, professores e filhos dos alunos", enfatizando que "tudo está indo bem" em relação à distribuição de artigos limpeza e higiene nas escolas. 

     

    Os estados e territórios da Austrália começaram a implementar o plano do governo do primeiro-ministro Scott Morrison em velocidades diferentes, com o objetivo de retomar todas as atividades em julho, embora as fronteiras do país permaneçam fechadas indefinidamente. A Austrália, que realizou mais de 1,2 milhão de testes para detectar o novo coronavírus, registrou desde o início da pandemia cerca de 7.100 casos, incluindo 102 mortes, e desde 17 de maio registra menos de 14 infectados por dia

     

    Foto: Joel Carrett/EFE

    Joel Carrett/EFE

  • 02h30

    25/05/2020

    ALEMANHA REGISTRA 289 NOVOS CASOS DE COVID-19; TOTAL DE INFECTADOS É DE 178.570

     

    A Alemanha registrou nesta segunda-feira, 25 de maio, 289 novos casos de covid-19, aumentando o número de infecções no país para 178.570. A informação foi divulgada pelo Instituto Robert Koch (RKI), responsável pelo controle e prevenção de doenças. 

     

    Ainda de acordo com o órgão de pesquisa, outras 10 novas mortes pelo vírus também foram registradas. Ao todo, 8.257 pessoas já morreram em decorrência do novo coronavírus na Alemanha. 

     

    Foto: Yann Schreiber / AFP

    Yann Schreiber / AFP

  • 02h00

    25/05/2020

    APÓS CONTER AVANÇO DO CORONAVÍRUS, NOVA ZELÂNDIA IRÁ SEDIAR TORNEIO DE TÊNIS

     

    Após o sucesso na contenção do coronavírus, a Nova Zelândia sediará um torneio de tênis em equipe para jogadores masculinos locais a partir de 3 de junho. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 25, pelos organizadores do evento que marca a primeira competição profissional do hemisfério sul desde que a pandemia do covid-19 interrompeu o esporte global.

     

    Ainda sem espectadores, todas as 112 partidas da "NZ Premier League" vão ser disputadas disputadas em Auckland e serão transmitidas no YouTube. 

     

    Após um rigoroso bloqueio de dois meses, as autoridades da Nova Zelândia começaram a diminuir as restrições sociais e deram luz verde a alguns esportes profissionais para reiniciar a competição. Considerado um exemplo no controle do coronavírus, o país registrou apenas cerca de 1.500 casos e 21 mortes desde o início da pandemia

     

    Foto: David Lintott/AFP

    David Lintott/AFP

  • 01h29

    25/05/2020

    JAPÃO ELEVA ESTADO DE ALERTA  EM TÓQUIO E OUTRAS QUATRO REGIÕES; PAÍS TEM 825 MORTES E MAIS DE 16 MIL CASOS DE COVID-19

     

    O governo japonês decidiu nesta segunda, 25, elevar o status de alerta sanitário na capital Tóquio e em outras quatros regiões do país - nas quais o estado de emergência já havia sido declarado - por conta do avanço do coronavírus no país. O levantamento do alerta foi apoiado pelo grupo de especialistas que assessora o governo, e deve ser formalmente aprovado pelo executivo ainda hoje. A informação foi divulgada pelo ministro da Revitalização Econômica e chefe do grupo de trabalho para coordenar a luta contra o vírus, Yasutoshi Nishimura.

     

    A decisão foi tomada após as autoridades levarem em consideração o alto número de infecções e a situação do sistema de saúde em Tóquio, e nas regiões vizinhas: Chiba, Kanagawa e Saitama e Hokkaido. Ao todo, o Japão soma 16.569 casos e 825 mortes

     

    Foto: Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

    Kim Kyung-Hoon/Reuters

  • 00h59

    25/05/2020

    PRAIAS DE FERNANDO DE NORONHA ESTÃO LIBERADAS

     

    A partir desta  segunda-feira, 25 de maio, as praias de Fernando de Noronha (PE) para a prática de esportes estarão abertas. Segundo decreto o assinado pelo governador de Pernambuco,  Paulo Henrique Saraiva (PSB), a liberação das praias para práticas esportivas individuais deve respeitar a distância entre as pessoas e evitar contato físico.

     

    O governo Estado de Pernambuco decidiu liberar as praias da quarentena imposta por causa da pandemia do novo coronavírus desde em 16 de abril porque não houve novos casos de covid-19 na ilha nos últimos 30 dias. Além disso, todos os 28 casos confirmados da doença foram curados.

  • 00h27

    25/05/2020

    GUATEMALA PROLONGA TOQUE DE RECOLHER E RESTRIÇÕES NA LUTA CONTRA A COVID-19

     

    O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou neste domingo, 25, o estendimento do toque de recolher que está sendo aplicado no país por mais uma semana, além da proibição de viagens entre províncias para conter o avanço do coronavírus. Deste modo, o confinamento obrigatório segue das 17h até às 5h do dia seguinte até a próxima sexta-feira.

     

    Anteriormente, o fechamento de fronteiras para estrangeiros, a proibição de grandes eventos e a circulação de transportes públicos já haviam sido decretadas para impedir a propagação do vírus. 

     

    Neste domingo, a Guatemala registrou 370 novas infecções, o maior número registrado em um único dia desde que o primeiro caso da doença foi confirmado há mais de dois meses. Ao todo, o país soma 3.424 casos e 258 mortes

     

    Foto: Johan Ordonez/AFP

    Johan Ordonez/AFP

  • 23h55

    24/05/2020

    CANADÁ REGISTRA 6.380 MORTES POR COVID-19


    O Governo canadense acaba de divulgar que registrou 103 novas mortes por coronavírus e que os casos confirmados aumentaram em quase 1.200 pessoas em 24 horas, elevando o total para 84 mil infectados. Com 38 milhões de habitantes, o país norte-americano já soma 6.380 vítimas fatais. 

    Foto: REUTERS/Christinne Muschi 

    REUTERS/Christinne Muschi

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.