Brasil

brasil

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

CONTEÚDO ABERTO PARA NÃO-ASSINANTES: Doença já está presente em 5 continentes, menos na Antártida; Brasil registra 22.666 mortes, segundo o ministério. País tem mais de 363 mil casos

EM RESUMO:
 

Mundo: mais de 5,4 milhões de casos confirmados e mais de 345 mil mortes;

Brasil: 22.666 mortes e 363.211 casos confirmados em todas as unidades federativas, de acordo com o Ministério da Saúde;

 

— Após Brasil bater recorde, cinco Estados se aproximam do colapso

 

— Centrão entra no Ministério da Saúde e militares devem ganhar mais 20 cargos

 

Receba no seu e-mail as principais notícias do dia sobre o coronavírus

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 13h23

    25/05/2020

    MINISTRO DA SAÚDE ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DA COVID-19 NO INTERIOR DO BRASIL

     

     

    O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, alertou nesta segunda-feira, 25, para nova etapa do avanço da covid-19 no Brasil, com aumento de casos em cidades do interior.

    "Temos o impacto das capitais e regiões metropolitanas. Esse impacto vai passar. E vamos ver espraiamento disso de alguma forma ao interior", afirmou Pazuello em videoconferência de celebração dos 120 anos da Fiocruz.

    Segundo balanço do Ministério da Saúde deste domingo, 24, o Brasil tem 22.666 óbitos pela covid e 363.211 casos confirmados. Destes, 149.911 pacientes já se recuperaram.

     

     

    Leia mais aqui.

  • 13h20

    25/05/2020

    COM NOVO CORONAVÍRUS, INADIMPLÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR CRESCE MAIS DE 70% E EVASÃO SOBE 32,5%

     

     

    Com a pandemia do novo coronavírus, a taxa de inadimplência nas instituições de ensino superior do País superou os 70% e o número de estudantes que trancaram a matrícula ou desistiram do curso subiu 32,5% no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira, 25, pelo Semesp.

    A entidade, que representa mantenedoras de ensino superior do País, projeta que, se a situação continuar, 21% das instituições podem não conseguir quitar a folha de pagamento de junho.

    Epicentro da doença no País e Estado que lidera o ranking de quantidade de instituições de ensino superior no Brasil - de acordo com a entidade -, São Paulo apresentou um crescimento de 73,2% da taxa de inadimplência e a evasão foi de 20,5%. Segundo o Semesp, 45% das instituições que participaram da pesquisa são do Estado.

     

     

    Leia mais aqui.

  • 13h12

    25/05/2020

    PROCURADORIA PEDE INVESTIGAÇÃO DE COMPRAS DE EPI EM SÃO BERNARDO

     

    O Ministério Público de São Paulo enviou, ao Tribunal de Contas do estado (TCE-SP), um pedido de abertura de investigação para apurar irregularidades em contratos firmados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, na região metropolitana paulista, para aquisição de equipamentos de proteção individual, os EPIs. Um total 680 mil máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis foram compradas, em caráter emergencial e sem licitação, para abastecimento do estoque da Secretaria de Saúde e para uso de agentes da Secretaria de Segurança Urbana durante a epidemia de covid-19 na cidade.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Oscar Jupiracy/Prefeitura de São Bernardo

    Oscar Jupiracy/Prefeitura de São Bernardo

  • 11h58

    25/05/2020

    TAXA DE OCUPAÇÃO CHEGA A 90% EM LEITOS DE UTI NA CIDADE DO RIO

     

    A cidade do Rio iniciou a semana com 282 pessoas com suspeita de covid-19 aguardando vaga em hospitais da rede pública. Desse total, 201 pacientes precisam de um leito em UTI. A capital está com 90% de seus leitos de tratamento intensivo ocupados na rede pública

     

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em toda a rede SUS da cidade — que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais — há 1.908 pacientes internados com suspeita da doença, sendo 669 em UTI.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Tiago Queiroz/Estadão

    Tiago Queiroz/Estadão

  • 11h29

    25/05/2020

    TRANSPLANTES CAEM 34% DURANTE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

     

    O número de transplantes de rins, fígado, coração e pâncreas registrado em abril de 2020 é 34% menor do que no mesmo período do ano passado. Foram 410 transplantes realizados em abril deste ano ante 617 em 2019.

     

    Os números são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) que relaciona a queda à pandemia do novo coronavírus. “Com certeza a mortalidade na fila (de espera por transplantes) também já aumentou”, disse o presidente da ABTO, Hoygens Garcia.

     

    Leia mais aqui.

  • 11h08

    25/05/2020

    INSTITUTO DO GOVERNO DO RIO ESTUDO SORO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

     

    O Instituto Vital Brazil, empresa de ciência e tecnologia do governo do Rio, começará a testar na próxima quarta-feira, 27, um soro contra o novo coronavírus. O estudo será feito em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

     

    A ideia é a criação de um soro hiperimune, como os usados contra a raiva, que também é um vírus, ou contra os venenos de animais peçonhentos, por exemplo, feitos a partir do plasma de cavalos.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Jalal Morchidi/EFE/EPA

    Jalal Morchidi/EFE/EPA

  • 10h52

    25/05/2020

    CENTRÃO E MILITARES DEVEM GANHAR CARGOS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

     

    Com o general Eduardo Pazuello como ministro interino desde a saída de Nelson Teich, o Ministério da Saúde deve receber mais 20 militares em cargos estratégicos nos próximos dias, que se somarão a outros 20 já nomeados na pasta. O Centrão também deve receber uma fatia do ministério.

     

    Líderes do Progressistas (antigo PP) e do PL chegaram a um acordo para indicar o médico Marcelo Campos Oliveira como secretário de Atenção Especializada à Saúde (Saes). O nome ainda não foi publicado no Diário Oficial da União, mas foi negociado pelos partidos diretamente com o Palácio do Planalto.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Joédson Alves/EFE

    Joédson Alves/EFE

  • 10h39

    25/05/2020

    APÓS APRESENTAR SINTOMAS, TOFFOLI TESTA NEGATIVO PARA COVID-19

     

    O exame realizado para detectar se o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, estava com o novo coronavírus deu resultado negativo, segundo boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira.

     

    Segundo a equipe médica que o acompanha, o ministro "apresentou melhora considerável e no momento encontra-se estável, repirando sem ajuda de aparelhos". Ele será submetido a um novo teste nos próximos dias.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Rosinei Coutinho/STF

    Rosinei Coutinho/STF

  • 09h49

    25/05/2020

    RENATO CASAGRANDE, GOVERNADOR DO ES, TESTA POSITIVO PARA COVID-19

     

    O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), informou nesta segunda, 25, que testou positivo para a covid-19. A primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, também contraiu o novo coronavírus depois de ficar dois dias internada por ter sofrido um pequeno acidente vascular cerebral (AVC).

     

    Segundo nota oficial divulgada pelo governo, Maria Virgínia começou a sentir os sintomas da doença após a alta hospitalar. Teve dores no corpo e febre. Em seguida, Casagrande também começou a apresentar sintomas leves.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Humberto Pradeira/PSB

    Humberto Pradeira/PSB

  • 09h23

    25/05/2020

    SEGUNDO MUNICÍPIO COM MAIS MORTES POR COVID NO RIO REABRE COMÉRCIO

     

    Segundo município com maior quantidade de mortes por covid-19 no Estado do Rio e com índice de mortalidade pela doença de 15,3% em relação ao total de infectados, a cidade de Duque de Caxias afrouxou as normas de isolamento e reabriu seu comércio nesta segunda-feira, 25.

     

    A cidade da Baixada Fluminense tinha, até este domingo, 1.184 casos confirmados do novo coronavírus, com 182 mortes. Apesar da alta taxa de mortes pela doença, o prefeito de Caxias, Washington Reis (MDB), assegura que o afrouxamento das regras de isolamento é seguro.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

    Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

  • 09h06

    25/05/2020

    PRIMEIRO-MINISTRO SUSPENDE ESTADO DE EMERGÊNCIA NO JAPÃO

     

    O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, suspendeu nesta segunda-feira, 25, o estado de emergência imposto no país para combater a pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada após o Japão registrar uma queda acentuada no número de novos casos.

     

    "Temos critérios muito rígidos para suspender o estado de emergência. Julgamos que cumprimos esse critério. Hoje, elevaremos o estado de emergência em todo país", declarou Abe em entrevista coletiva.

     

    Leia mais aqui.

  • 08h20

    25/05/2020

    EM PERNAMBUCO, A CORRIDA INCESSANTE PARA LIBERAR LEITOS

     

    Com hospitais lotados e até fila por leito de UTI, o Estado de Pernambuco também ultrapassou a marca de duas mil mortes, sem indicativo de desaceleração da curva. De acordo com a gestão Paulo Câmara (PSB), 97% dos 600 leitos de UTI para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão ocupados.

     

    Familiares de pessoas infectadas, no entanto, relatam esperar até mais de uma semana para conseguir internação. Na outra ponta, médicos e enfermeiros descrevem uma rotina de unidades sobrecarregadas, com equipes exaustas pelo trabalho e por ter de comunicar cada vez mais, por telefone, todas as mortes.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Marlon Costa/Futura Press

    Marlon Costa/Futura Press

  • 07h43

    25/05/2020

    NA ANTÁRTIDA, ISOLAMENTO DENTRO DO ISOLAMENTO PARA GRUPO DE BRASILEIROS

     

    Eles são hoje o único grupo de brasileiros no único continente livre da covid-19. São 16 militares da Marinha do Brasil – 15 homens e uma mulher – que desde janeiro ocupam a nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

     

    Escolhidos para a missão de passar 13 meses na Antártida muito antes de o novo coronavírus surgir na China, eles se dividem entre o alívio de estar longe da doença e a preocupação de ter de acompanhar a distância o que ocorre com parentes e amigos no Brasil.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Marinha do Brasil

    Marinha do Brasil

  • 07h23

    25/05/2020

    APÓS BRASIL BATER RECORDES, CINCO ESTADOS SE APROXIMAM DO COLAPSO

     

    O cenário é sério. Há 22.666 óbitos. Na semana seguinte em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a América do Sul (com o Brasil no comando) como epicentro da doença – eram os EUA –, o Estadão escolhe e faz um retrato dos cinco principais Estados brasileiros onde a covid-19 avança rapidamente, mas cujas administrações públicas se desdobram para evitar o colapso.

     

    Na Grande São Paulo, por exemplo, onde há o maior número de mortes, a taxa de ocupação de UTIs chega a 91%, segunda maior desde o início da pandemia. O Rio espera pela entrega de hospitais de campanha. Pernambuco, Pará e Amazonas estão no limite.

     

    Leia mais aqui.

     

    Foto: Daniel Teixeira/Estadão

    Daniel Teixeira/Estadão

  • 05h55

    25/05/2020

    NO BRASIL, APENAS UM DE TRÊS PACIENTES GRAVES COM COVID-19 SOBREVIVE

     

    Apenas um em cada três pacientes graves de covid-19 que são entubados nas UTIs brasileiras se recupera e consegue voltar para casa. A mortalidade desses doentes é de 66%, um número muito alto quando comparado aos internacionais. Segundo especialistas, o porcentual reflete as precariedades do sistema de saúde do País e, eventualmente, o uso indiscriminado de medicamentos sem benefícios comprovados cientificamente, como a cloroquina.

     

    A conclusão é de um levantamento do Projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e do Epimed – uma ferramenta de análise de dados e desempenho hospitalar. A coleta de informações foi feita entre os dias 1.º de março e 15 de maio em 450 hospitais em todo o Brasil, envolvendo 13.600 leitos de terapia intensiva – o que equivale a cerca de um terço das vagas para adultos nessas unidades.

     

    Leia mais aqui

     

    Foto: Tiago Queiroz/Estadão

    Tiago Queiroz/Estadão

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.