Brasil

brasil

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

CONTEÚDO ABERTO PARA NÃO-ASSINANTES: Doença já está presente em 5 continentes, menos na Antártida; Brasil registra 71.492 mortes, segundo o Consórcio. País tem mais de 1,8 milhão de casos.

EM RESUMO:
 

Mundo: mais de 12,7 milhões de casos confirmados e mais de 565 mil mortes;

Brasil: 71.492 mortes e 1.840.812 casos confirmados em todas as unidades federativas, de acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa;

 

— Média móvel mostra SP com leve tendência de queda de mortes

 

— Como a gastronomia está aproximando pais e filhos durante a pandemia

 

— Receba no seu e-mail as principais notícias do dia sobre o coronavírus

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 07h29

    12/07/2020

    PANDEMIA EMPURRA TRABALHADORES MAIS VELHOS PARA APOSENTADORIA PRECOCE

    Dorian Mintzer ama seu trabalho. Psicóloga, coach e autora, aos 74 anos, ela ainda não tem planos para se aposentar e continuou trabalhando durante a pandemia, fazendo teleterapia direto de sua casa, na região de Boston. Agora, como milhões de outros trabalhadores mais velhos, Mintzer está insegura quanto ao futuro de seu trabalho: muitas coisas dependerão de os planos de saúde continuarem a cobrir a teleterapia após a pandemia. Leia mais

    Foto: David Degner/NYT

    Foto: David Degner/NYT

  • 07h06

    12/07/2020

    COMIDA E AFETO: COMO A GASTRONOMIA ESTÁ APROXIMANDO PAIS E FILHOS


    Com certeza você já sentiu o cheiro de algum bolo, de milho, por exemplo, e se lembrou da infância com a sua avó. É através da comida que muitas famílias, em tempos de pandemia, estão buscando se reaproximar.

    E foi assim na casa da Karina Gentile e da filha Clara, de 13 anos, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. “Com a pandemia, ela faz bastante as coisas, lava a louça e até aprendeu a fazer a arroz. Esses dias a gente enrolou nhoque juntas. A pandemia tem essa coisa do participar. E a criança participar é mais do que efetivamente cozinhar. É ela começar a se familiarizar com essa linguagem da culinária e da cozinha para que ela tenha autonomia”, afirma a designer que largou tudo para montar o próprio negócio em gastronomia. Leia mais

    Foto: Werther Santana/Estadão

    Foto: Werther Santana

  • 06h43

    12/07/2020

    PANDEMIA PODE FAZER CARRO AUTÔNOMO REDUZIR VELOCIDADE E ATÉ MUDAR DE ROTA

    A realidade pessimista do mundo com o coronavírus pode deixar essa ambição ainda mais distante: segundo analistas ouvidos pelo Estadão nas últimas semanas, a pandemia pode fazer as pesquisas para veículos sem motoristas terem de reduzir sua velocidade ou, até mesmo, mudar de rota. Leia mais.  

    rep

  • 06h28

    12/07/2020

    AL-QAEDA E ESTADO ISLÂMICO GANHAM FORÇA COM PANDEMIA NO ORIENTE MÉDIO

    Dia 12 de março, o “Guia Islâmico para lidar com epidemias” foi publicado pelo Estado Islâmico (EI) em sua revista Al-Nabaa. Em 31 de março, “Como sair da barriga da baleia: comandos e revelações sobre a pandemia do novo coronavírus” foi divulgado pela Al-Qaeda no Afeganistão. Além de dizer como evitar a covid-19, essas publicações e as seguintes orientam a aproveitar o momento para realizar ataques, recrutar novos seguidores pela internet e libertar prisioneiros. Leia mais

    Foto: Reuters

    Foto: Reuters

  • 06h05

    12/07/2020

    ARGENTINOS VOLTAM AO ISOLAMENTO APÓS AUMENTO DE CASOS

    Os argentinos aguentaram mais de cem dias dentro de casa. No início da quarentena, uma das mais longas do mundo, o país registrava entre 80 e 150 casos por dia. Em junho, o presidente Alberto Fernández até ensaiou uma flexibilização, mas a chegada do inverno foi fatal. Leia mais

    Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

    Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

  • 05h46

    12/07/2020

    COVID SEGURA PREFEITO CASSADO NO CARGO

    O prefeito de Ribeira do Piauí (PI), Arnaldo Araújo (MDB), foi condenado por crime eleitoral, acusado de distribuir dinheiro e material de construção em troca de votos, além de comprar 44 passagens aéreas para levar eleitores de São Paulo até a cidade para votarem nele em outubro de 2016. Leia mais

  • 05h06

    12/07/2020

    USP ESTUDA RESISTÊNCIA DOS 'SUPERIDOSOS' À COVID-19

     

    Aos 98 anos, dona Carmen Ferri ainda faz um pouco de tricô na casa onde mora no Cambuci, zona sul de São Paulo. Nas reuniões familiares, ela fica no seu canto e gosta de observar filhos e netos. Com o avanço do novo coronavírus, a família redobrou os cuidados para evitar que essa filha de espanhóis se contaminasse.

     

    A preocupação aumentou quando o filho de dona Carmen, Antonio Ferri, de 72 anos, teve covid-19 e passou 14 dias internado, no mês de março. Ele conviveu com a família toda sem saber que estava contaminado. Felizmente, a mãe e dona Luiza, mulher do seu Antonio, integrantes do grupo de risco da doença, ficaram ilesas.

     

    Casos como esse estão sendo investigados pelo Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco da USP. 

     

     Foto: Taba Benedicto/Estadão

     Foto: Taba Benedicto/Estadão

  • 04h23

    12/07/2020

    CINZAS DE 245 MEXICANOS VÍTIMAS DO NOVO CORONAVÍRUS NOS EUA SÃO REPATRIADAS 

     

    Um total de 245 urnas com cinzas de mexicanos mortos nos Estados Unidos pela covid-19 foram repatriadas neste sábado, segundo o Ministério das Relações Exteriores do México. 

     

    A Secretaria de Defesa Nacional “realizou este translado sem precedentes na história do país”. disse o governo em um comunicado.

     

    As urnas chegaram ao aeroporto da Cidade do México, onde funcionários do governo fizeram uma homenagem. A rede consular mexicana nos EUA “continuará apoiando as famílias que quiserem ajuda, implementando estratégias de repatriação de cinzas”. 

  • 02h29

    12/07/2020

    ESTADO DE VICTORIA, NA AUSTRÁLIA, TERMINA SEMANA COM MÉDIA DIÁRIA DE MAIS DE 200 NOVOS CASOS 

     

    O segundo Estado mais populoso da Austrália, Victoria, registrou 273 novos casos de coronavírus e um óbito neste domingo, marcando uma semana de infecções na casa dos três dígitos, enquanto as autoridades sanitárias lutam contra novos surtos da covid-19. 

     

    Melbourne, a capital do Estado, entrou em lockdown de seis semanas nesta quinta-feira após registros de infecções por transmissão comunitária.

  • 02h21

    12/07/2020

    ALEMANHA SE APROXIMA DE 200 MIL CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS

     

    O número de casos confirmados do novo coronavírus na Alemanha chegou a 198.804 neste domingo. Quase 250 casos foram registrados nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Robert Koch para doenças infecciosas. Três mortes foram confirmadas neste domingo, elevando o total de óbitos no país a 9.063. 

  • 02h18

    12/07/2020

    FARMACÊUTICA CHINESA CANSINO PLANEJA TESTAR VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS NO BRASIL ‘MUITO EM BREVE’ 

     

    A CanSino, empresa chinesa desenvolvedora de vacinas, anunciou que está em negociação com Rússia, Brasil, Chile e Arábia Saudita para lançar a terceira fase de testes da vacina contra o novo coronavírus. 

     

    O sucesso da China em diminuir os novos casos dificultou a condução de testes em larga escala da vacina e, até agora, apenas alguns países decidiram colaborar. 

     

    A empresa diz que a terceira fase deve começar “muito em breve” e que pretende recrutar 40 mil voluntários para o teste. 

  • 00h48

    12/07/2020

    DISNEY REABRE PARQUES DOS EUA APESAR DO AVANÇO DA COVID-19 NO PAÍS

     

    A Disney reabriu neste sábado, 11, dois de seus parques na Flórida, apesar da aceleração da pandemia neste estado e em várias regiões dos Estados Unidos, bem como no Brasil, onde os contágios passam de 1,8 milhão e as mortes superam as 71.000.

     

    A reabertura dos parques Disney World, Magic Kingdom e Animal Kingdom ocorre após quatro meses de fechamento e depois que foram registrados na Flórida 10.383 novos casos em 24 horas, perto do pico alcançado em 4 de julho (11.458), e outras 95 mortes.

  • 23h56

    11/07/2020

    CHINA TEM SETE NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS NO EXTERIOR

     

    A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou que o país asiático detectou sete novos casos positivos de coronavírus neste sábado, 11. Todos são casos de viajantes do exterior, conhecidos como casos "importados" e sem mortes.

     

     

    Este é o sexto dia consecutivo sem contágio pela transmissão local na China, depois que na terça-feira passada as autoridades de saúde anunciaram que Pequim não havia registrado nenhum novo positivo pela primeira vez desde que um surto foi detectado no início de junho em um mercado atacadista na capital do país.

  • 23h26

    11/07/2020

    EUA REGISTRAM UM NOVO RECORDE DIÁRIO COM 66.528 NOVOS CASOS DE COVID-19

     

    Os Estados Unidos, o país mais afetado pelo coronavírus, registraram 66.528 novos casos neste sábado, 11, um novo recorde diário, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins.

     

    O país atingiu um total de 3.242.073 infecções, informou a universidade com sede em Baltimore em seus dados mais recentes, divulgados às 00:30 GMT de domingo, 12. O número de mortos subiu para 134.729, com 760 mortes adicionais.

     

    Em quatro dos últimos cinco dias, mais de 60.000 novos casos foram contados por dia.

     

    No sábado, o presidente Donald Trump colocou uma máscara facial em público, cedendo a intensa pressão para fazer um exemplo de saúde pública.

  • 22h44

    11/07/2020

    POR CASOS DE COVID-19, FEDERAÇÃO ADIA TODOS OS JOGOS DAS QUARTAS DO CATARINENSE

     

    Horas depois de suspender o confronto entre Avaí e Chapecoense, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou neste sábado que toda a rodada de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense está adiada. O motivo são os casos de covid-19, no elenco e na comissão técnica, revelados pela Chapecoense na sexta-feira.

     

    Em nota oficial, a entidade estadual destacou que "remarcará, oportunamente, as datas dos jogos de volta das quartas de final, da segunda fase, bem como da terceira fase (semifinais) e da quarta fase (finais) da competição".

     

    Leia mais.

     

    Foto: Márcio Cunha / ACF

    Márcio Cunha / ACF

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.