Carrões

Hoje a frota de veiculos de São Paulo passa dos 7,2 milhões de veículos, mas quer tentar imaginar qual era seu tamanho 95 anos atrás?

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em seu livro Automóveis de São Paulo - Memória fotográfica de pessoas, automóveis e localidades do Estado de São Paulo, Malcolm Forest conta que em 1917 a cidade tinha 1.757 automóveis e o interior paulista, 816. Em 1929, já eram 69.515 automóveis em território paulista, sendo 18.226 na capital. Um crescimento exponencial para pouco mais de uma década, mas ainda uma pequena sombra da atual quantidade.

Quem não tinha dinheiro para comprar podia alugar um veículo de luxo em garagens como a Auto Palace, na Rua Ipiranga, e a Moderne, na Rua Conselheiro Nébias. Ou aindaoptar por um dos cem autotáxis à disposição, que cobravam 10.000 réis a hora.

 Foto: Estadão

 

Como podemos ver na foto acima, posar em cima de automóveis de luxo, muitas vezes diante do próprio palacete, era praxe entre as famílias ricas. E muitas delas tinham um apego tão grande por seus carros que até o carregavam em grandes viagens transoceânicas, embarcando-os nos vapores e navios para que pudessem ser usados depois para percorrer os países visitados.

 

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.