Família Ming

Estadão

31 Julho 2012 | 09h58

Família Ming, nos anos 1920

Esta foto é do final dos anos 1920. Mostra os filhos do casal David Ming e Catarina Inês Amstalden Ming, imigrantes suíços, moradores da Colônia Helvetia, no município de Indaiatuba, na região de Campinas. Da esquerda para a direita, Leão Ming, Helena Ming (depois Amstalden), José Ming, Gertrudes Ming, Rosa Ming (depois Ming Azevedo) e Ana Ming (depois Ming Schledorn).

Rosa é a mãe do colunista de Economia do Estadão Celso Ming, o dono da foto. É ele também quem nos conta que o retrato foi depois enviado para a parentada na Suíça, um costume que era comum também entre outros imigrantes no Brasil. “Servia para passar a mensagem de que, apesar da vida dura e de sacrifícios, a família havia conseguido dar a volta por cima“, lembra Ming. “O carrão era prova disso.”

Time de futebol de várzea nos anos 1930

Celso Ming também nos enviou esta segunda foto, de um time de várzea de São Paulo, provavelmente dos anos 1930. O primeiro jogador em pé à esquerda é José de Azevedo Pinheiro Júnior, seu pai. Vale a pena reparar nos penteados dos jogadores. Um deles usa até redinha na cabeça.

E você? Também quer ver a foto de sua família publicada no blog? Basta enviá-la para o e-mail blogalbumderetratos@gmail.com com o máximo de informações que tiver (data, local, nomes dos retratados etc). O envio já implica autorização para publicação, sem qualquer ônus para as partes.