PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Esta foto é do final dos anos 1920. Mostra os filhos do casal David Ming e Catarina Inês Amstalden Ming, imigrantes suíços, moradores da Colônia Helvetia, no município de Indaiatuba, na região de Campinas. Da esquerda para a direita, Leão Ming, Helena Ming (depois Amstalden), José Ming, Gertrudes Ming, Rosa Ming (depois Ming Azevedo) e Ana Ming (depois Ming Schledorn).

Rosa é a mãe do colunista de Economia do Estadão Celso Ming, o dono da foto. É ele também quem nos conta que o retrato foi depois enviado para a parentada na Suíça, um costume que era comum também entre outros imigrantes no Brasil. "Servia para passar a mensagem de que, apesar da vida dura e de sacrifícios, a família havia conseguido dar a volta por cima", lembra Ming. "O carrão era prova disso."

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Celso Ming também nos enviou esta segunda foto, de um time de várzea de São Paulo, provavelmente dos anos 1930. O primeiro jogador em pé à esquerda é José de Azevedo Pinheiro Júnior, seu pai. Vale a pena reparar nos penteados dos jogadores. Um deles usa até redinha na cabeça.

E você? Também quer ver a foto de sua família publicada no blog? Basta enviá-la para o e-mail blogalbumderetratos@gmail.com com o máximo de informações que tiver (data, local, nomes dos retratados etc). O envio já implica autorização para publicação, sem qualquer ônus para as partes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.