Semana Santa

A religiosidade sempre foi parte importante da vida brasileira. Não por acaso, álbum de família do começo do século passado não podia deixar de ter fotos de crianças, jovens e adultos nos dias de batizado, primeira comunhão e casamento. Além de retratos feitos por lambe-lambes em festas e destinos religiosos, como a cidade de Aparecida, no interior paulista, da qual falaremos ainda nesta semana.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

 Foto: Estadão

 

As imagens serviam não só como recordação para a família, mas também para presentear padrinhos, parentes e amigos. E geralmente eram produzidas em estúdio logo após a realização da cerimônia, com os trajes apropriados e em cenários que remetiam aos rituais. O garoto da foto acima, por exemplo, certamente posou para o fotógrafo - com o terço em uma mão e a vela no outro - no dia de sua primeira comunhão. O mesmo vale para a garota de cabeça coberta da imagem abaixo, ajoelhada em posição de prece, também após a primeira eucaristia.

 Foto: Estadão

Mas o primeiro registro religioso da vida da criança costumava ser o dia do batismo. Bebês recém-batizados eram fotografados com o traje cuidadosamente escolhido pelos pais para a ocasião - geralmente roupas compridas, cheias de fitas e bordados, como podemos ver na foto abaixo. Muitos traziam a cabeça coberta por uma touquinha e a maioria tinha menos de um ano de vida, como orientava o catolicismo - religião dominante no Brasil da época.

 Foto: Estadão

No post de amanhã, falaremos mais da primeira comunhão, outra cerimônia que costumava ser muito fotografada nos estúdios pelo País. E, ao longo da semana, publicaremos vários retratos ligados à religiosidade. Se você tiver guardada em casa alguma foto desse estilo e também quiser vê-la no blog, basta enviá-la para o e-mail blogalbumderetratos@gmail.com. É grátis e rápido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.