Um século e meio de história

Estadão

02 de julho de 2012 | 10h28

Joaquim Justino e Maria Thereza, em 1863, no dia do casamento deles

Esta fotografia é uma das mais antigas que já recebemos. Foi enviada por João Bekman Alves e mostra seus bisavós Joaquim Justino Alves Ferreira e Maria Thereza da Conceição, no dia do casamento deles, em 1863. Na época, o noivo tinha 30 anos e a noiva, apenas 14. Segundo João, Joaquim foi um chefe influente do Partido Conservador e vereador de Franca, no interior paulista, ainda na época do Império. Era também um próspero agricultor – foi, por exemplo, um dos pioneiros do plantio do café na mesma cidade de Franca. Já Maria Thereza era herdeira da Fazenda Pouso Alto.

João conta também que uma parente distante dele tem uma fotografia do casamento de seus avós exatamente nesse mesmo cenário em 1867. E essa mesma parente contou que essas fotografias feitas em estúdios eram reveladas e reproduzidas nos Estados Unidos, utilizando o formato da moda da época – o cabinet portrait.

Se você também quiser ver fotos de sua família publicadas no blog Álbum de Retratos, basta enviá-las pelo e-mail blogalbumderetratos@gmail.com. O envio implica autorização para publicação, sem qualquer ônus às partes.