Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

A curiosa Luta Islandesa

PUBLICIDADE

Por Leticia Bragaglia
Atualização:

Em 19 de março de 1911, a edição do Estado, apresentava aos seus leitores uma nova modalidade esportiva, a luta islandesa.

 Foto: Estadão

A matéria descrevia alguns golpes dessa luta, e contava como poderia ser usada no caso de um assalto, como autodefesa.

Embora as técnicas demonstradas no tablado fossem impressionantes, a reportagem alertava não ser possível afirmar "que resultado poderia dar num conflito verdadeiro."

 Foto: Estadão

Domingo, 19 de março de 1911

PUBLICIDADE

(...) Há poucos annos, appareceu-nos jui-jitsu que, saindo do Japão, atravessou triumphante o mundo inteiro.

Publicidade

Apparece-nos agora a luta islandeza, a última novidade sportiva que se exhibe todas as noites, alcançando êxito excepcional, sobre o tablado de um "music-hall" de Londres.

A gravura que acima publicamos representa uma scena da nova luta. E' um punhado de homens atirados ao chão por um homem só que applica os seus conhecimentos de luta islandeza.

Esta outra gravura mostra como um assaltante armado de duas facas não consegue ferir o seu adversário.

O lutador islandez, depois de fingir um golpe que não põe em pratica, agarra os pulsos do assaltante, derruba-o e com a perna direita immobilisa-lhe a esquerda. Não lhe resta senão desarmar o seu aggressor para abatel-o completamente.

Como se vê claramente pelos  "clicnés" reproduzidos, o novo Sport leva grandes vantagens ao "jiu-jitsu", o "catch as catch can" e a luta greco-romana, pois permitte defender-se até dos ataques de homens armados. (...)

Publicidade

Em theoria está muito bem. (...) O que resta sabe , porém, e é muito mais interessante, é que resultados poderiam dar como meio de defesa num conflicto verdadeiro.

Pesquisa e Texto: Lizbeth BatistaSiga o Arquivo Estadão: Twitter@arquivo_estadao e Facebook/arquivoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.