As últimas publicações de Harvard, Oxford e Sorbonne a um click

As últimas publicações de Harvard, Oxford e Sorbonne a um click

Lizbeth Batista

04 Abril 2011 | 14h15

No começo do ano, a Biblioteca Digital da Universidade Gama Filho ultrapassou a marca de um milhão de arquivos, transformando-se na maior biblioteca digital do país.

O projeto da Universidade Gama Filho  é um consórcio com o Open Archives Initiative.

Funciona da seguinte maneira: as instituições participantes abrem e compartilham seus acervos de texto, e outros arquivos de vídeo e áudio, formando um acervo internacional de grande extensão e fácil acesso.

A Biblioteca Digital  dá acesso gratuito a 32 milhões de arquivos completos. Entre eles estão os acervos digitais de texto de bibliotecas de 1.435 universidades, 48.000  artigos de periódicos científicos, teses e dissertações de mestrado e doutorado de universidades como Harvard, Yale, Oxford, Cambridge, Sorbonne , USP, Unicamp, UFRJ e FGV. A plataforma de pesquisa  ainda permite acesso à bancos de dados de centros de pesquisa internacionais e nacionais,  à arquivos de órgãos governamentais de 62 países e aos acervos digitalizados  das  maiores bibliotecas nacionais.

Grande passo na promoção da comunicação acadêmica, essa iniciativa amplia o compartilhamento de informação entre estudantes, acadêmicos e curiosos, promovendo uma maior difusão da produção científica e cultural.