Lizbeth Batista
04 de abril de 2011 | 14h15
No começo do ano, a Biblioteca Digital da Universidade Gama Filho ultrapassou a marca de um milhão de arquivos, transformando-se na maior biblioteca digital do país.
O projeto da Universidade Gama Filho é um consórcio com o Open Archives Initiative.
Funciona da seguinte maneira: as instituições participantes abrem e compartilham seus acervos de texto, e outros arquivos de vídeo e áudio, formando um acervo internacional de grande extensão e fácil acesso.
A Biblioteca Digital dá acesso gratuito a 32 milhões de arquivos completos. Entre eles estão os acervos digitais de texto de bibliotecas de 1.435 universidades, 48.000 artigos de periódicos científicos, teses e dissertações de mestrado e doutorado de universidades como Harvard, Yale, Oxford, Cambridge, Sorbonne , USP, Unicamp, UFRJ e FGV. A plataforma de pesquisa ainda permite acesso à bancos de dados de centros de pesquisa internacionais e nacionais, à arquivos de órgãos governamentais de 62 países e aos acervos digitalizados das maiores bibliotecas nacionais.
Grande passo na promoção da comunicação acadêmica, essa iniciativa amplia o compartilhamento de informação entre estudantes, acadêmicos e curiosos, promovendo uma maior difusão da produção científica e cultural.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.