PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Demóstenes Torres atuou contra as cotas raciais

Uma das mais veementes vozes contra as cotas raciais está calada. O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), junto com o seu antigo partido, DEM, foram os que moveram umas das ações contra as cotas raciais nas universidades públicas no momento julgadas pelo STF.

Foto do author Anna Carolina Papp
Por Anna Carolina Papp
Atualização:

O senador, acusado de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, está na berlinda esperando a análise de sua defesa entregue ontem ao Conselho de Ética do Senado.

PUBLICIDADE

O principal argumento de Demóstenes Torres contra as cotas raciais é de que elas poderiam dividir o país. "Essa coisa de raça foi defendida por Adolf Hitler no passado", afirmou o senador em 2009.

Demóstenes Torres foi relator do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em 2010 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ).

Como relator, Torres conseguiu tirar do texto final do Estatuto, por exemplo, a reserva de cotas nas Universidades e cursos técnicos federais, nos partidos políticos e no serviço público, a criação de uma política específica de saúde pública e de incentivo fiscais aos negros.

 

Publicidade

O Estado de S. Paulo - 19/03/2009

 Foto: Estadão

O Estado de S. Paulo - 16/6/2010

 Foto: Estadão

O Estado de S. Paulo - 17/6/2010

 Foto: Estadão

Texto e Pesquisa: Carlos Eduardo Entini Siga o Arquivo Estadão: twitter@estadaoarquivo | facebook/arquivoestadao | Instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.