PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Em 1911, parceria Brasil-Alemanha ampliava comunicações telegráficas

A ampliação dos laços comerciais entre Brasil e Alemanha na área das comunicações era notícia de destaque na edição de 31 de março de 1911.

Por Leticia Bragaglia
Atualização:

Na primeira página do Estado, uma nota contava sobre os telegramas trocados pelo presidente Hermes ao Imperador da Alemanha, Guilherme II. As mensagens tratavam do recém inaugurado cabo-submarino , e celebravam o estreitamento dos laços entre as duas Nações.

Sexta-feira , 31 de março de 1911

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Outras notas, desta mesma edição, mostram como a Alemanha oferecia uma interessante parceria comercial para o governo brasileiro, que queria ampliar sua rede de telégrafos e manter o monopólio sobre a área.

Até hoje a busca do consumidor pelo menor custo faz as operadoras de serviços de comunicação disputarem clientes. Também,  em 1911, a concorrência era acirrada neste mercado.  Após a inauguração do cabo-submarino da Deutsch Sudamerikanische Telegraphen Gesellshaft as demais  companhias telegráficas anunciavam que acompanhariam a  redução  da taxa estabelecida pela companhia alemã, para não perder mercado no Brasil.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Pesquisa e Texto: Lizbeth BatistaSiga o Arquivo Estadão: Twitter@arquivo_estadao e Facebook/arquivoestadao

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.