Fidel Castro falou ao Estadão no calor da revolução cubana em 1959

Fidel Castro falou ao Estadão no calor da revolução cubana em 1959

Edmundo Leite

26 de novembro de 2016 | 17h09

Dias depois de derrubar Fulgencio Batista e tomar o poder em Cuba com o seu movimento revolucionário, Fidel Castro deu uma entrevista ao repórter José Quiroga, enviado especial do Estadão ao País naqueles primeiros dias de 1959. “Esta é a revolução que não produziu generais, nem sequer um coronel. Eu a fiz baseado no heroísmo de toda Cuba, em Sierra Maestra como em Havana, domínio de Batista”, disse Fidel, que estava a caminho de Havana e ainda não tinha sido escolhido como o novo presidente do País. (Clique na imagem para ler)

O Estado de S. Paulo – 8/1/1959

Capa do jornal O Estado de S. Paulo de 8 de janeiro de 1959 (8/1/1959) com entrevista de Fidel Castro ao enviado especial do Estadao a Havana, Jose Quiroga, dias depois de a Revolucao Cubana tomar o poder em Cuba.

A história de Fidel Castro está nas páginas do Estadão desde 1953, quando foi mal-sucedido na sua primeira incursão revolucionária e acabou preso. Desde então sua presença no noticiário foi crescendo até se tornar um dos mais importantes personagens do século XX.

Seis anos depois, a tomada do poder no primeiro dia de 1959 pelos revolucionários foi noticiada em detalhes pelo jornal. Em 08 de janeiro de 1959, Cuba reconheceu Fidel Castro como seu líder. A entrada triunfante de Castro em Havana naquele dia e a comoção gerada pela sua presença confirmaram o líder como o herói máximo da revolução. A grandiosa expressão popular investiu de autoridade o líder rebelde, tornou indissociável da figura de Fidel o destino da revolução e do país. Na manchete do Estadão, o reflexo das ruas de Havana: “Castro aparece como único líder em Cuba”.

Meses depois, em abril daquele ano, a primeira visita de Fidel Castro ao País recebeu ampla cobertura, com a passagem do líder cubano por vários locais, entre eles o encontro com o presidente Juscelino Kubitschek e o discurso na União Nacional dos Estudantes (UNE) no Rio de Janeiro. Veja a galeria de imagens.

1959.04.30_visita-de-fidel

# Assista ao vídeo sobre a cobertura da revolução cubana no Estadão

# Acervo Estadão: Veja todas as notícias sobre Fidel Castro publicas desde 1953

Mais conteúdo sobre:

Fidel CastroCuba