Edmundo Leite
18 Agosto 2011 | 07h02
Um dos refrigerantes mais conhecidos do Brasil comemora 90 anos nesta quinta-feira. O lançamento do então Guaraná Champagne, da Companhia Antarctica Paulista, foi anunciado com uma propaganda publicada na primeira página do Estadão em 18 de agosto de 1921. A campanha começou cinco dias antes e desencadeou uma verdadeira guerra publicitária entre os concorrentes.
A principal reação foi do Guaraná Espumante, que utilizava charges em seus anúncios para provocar o novo rival. Na batalha das páginas, a Madame Butterfly da famosa ópera, o presidente Epitácio Pessoa que visitava a capital paulista por aqueles dias e o conde Asdrubal do Nascimento, diretor da Antarctica, viraram protagonistas, em meio a textos exaltando as qualidades do produto.
A companhia americana Orange Crush não fabricava guaraná, mas também entrou na briga, destacando as qualidades de sua limonada e colocando mais lenha na fogueira publicitária: “Acima de todo e qualquer Guaraná. Lemon Crush, o refresco de fama mundial.”
13/8/1921
14/8/1921
.
15/8/1921
.
18/08/1921
19/08/1921
21/8/1921
26/08/1921
.
28/8/1921
# Veja outras propagandas dos guaranás Antarctica e Espumante no blog Reclames do Estadão