PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Há 70 anos, japoneses atacavam Pearl Harbor

"Aviões japoneses atacaram as ilhas Havaí e suas bombas foram o sinal para que se estendesse ao resto do mundo a guerra que já ensangüenta três continentes." Assim, a edição do Estado de 9 de dezembro de 1941 (terça-feira) noticiava os fatídicos eventos de domingo.

Por Leticia Bragaglia
Atualização:

O ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor, desferido em 7 de dezembro de 1941, constituiu o ato de agressão que levaram os Estados Unidos a declarar guerra ao Japão, levando à entrada da grande potência americana na Segunda Guerra Mundial.

 Foto: Estadão

 

PUBLICIDADE

A edição trouxe informações sobre a ofensiva japonesa e buscou contabilizar perdas americanas. E teve na sua primeira página publicada a mensagem do presidente Roosevelt ao Congresso, logo à baixo da manchete que anunciava a declaração de guerra dos Estados Unidos ao Japão.

Em seu discurso o presidente americano, descrevendo como  desonrados e traiçoeiros os métodos empregados pelo Japão, - que poucos instantes antes de empreender o ataque à base naval americano no Pacífico ainda mantinha relações diplomáticas com os Estados Unidos- disse que essa data, o 7 de dezembro,  "viverá como uma infâmia." É assim que o ataque à Pearl Harbor é percebido.

Pesquisa  e texto: Lizbeth Batista

Siga o Arquivo Estadão: Twitter@arquivo_estadao e Facebook/arquivoestadao

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.