Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Há um século, Madero despontava como líder da Revolução Mexicana

PUBLICIDADE

Por Leticia Bragaglia
Atualização:

Em novembro de 1911, Madero foi eleito presidente do México.

PUBLICIDADE

Durante toda a Revolução Mexicana o Estado manteve seus leitores informados sobre  o desenrrolar dos conflitos. Em sua edição de 06 de abril de 1911 , o jornal trazia uma nota sobre o chefe revolucionário Francisco Madero.

Nos primeiros  meses  da Revolução, Francisco Ignacio Madero González destacou-se como líder e porta-voz do movimento mexicano.Madero foi a figura política capaz de organizar e unir as principais forças opositoras à Díaz.

O pedido  de Madero às potências buscava legitimar suas ações armadas, por meio do reconhecimento internacional  à sua causa.

Quinta-feira , 06 de abril de 1911

Publicidade

 Foto: Estadão

Membro da elite mexicana, Madero vinha de uma família de ricos proprietários rurais.

Suas atividades políticas tiveram início em 1905, quando  em oposição ao governo Díaz,  organizou o partido Democrata Benito Juárez e  fundou  o jornal opositor,  O Democrata

Enquanto, em 1908 o presidente Porfírio Díaz prometia eleições livres para 1910, Madero publicava seu livro A Sucessão Presidencial de 1910.

A obra apontava como o governo de Díaz havia  negligenciado  e afrontado os direitos civis da população mexicana. Discutia as grandes concessões feitas aos E.U.A. e criticava a centralização do poder na figura de Porfírio Díaz.  Madero propunha a restauração da  Constituição Liberal de 1857, e das garantias constitucionais nela previstas, tais como a liberdade de expressão, liberdade de imprensa, direito à livre associação e etc.

No mesmo ano Madero passou a excursionar pelo  país divulgando sua plataforma política, e militando contra a reeleição. O livro e as andanças de Francisco renderam-lhe o apelido de Apóstolo da Democracia.

Publicidade

PUBLICIDADE

Foi preso pelas forças do governo  em junho de  1910, fugindo em seguida para os Estados Unidos. Lá, junto com simpatizantes organizou uma milícia armada e divulgou o Plano de São Luis de Potosi.  O documento  declarava que as eleições de 1910 haviam sido fraudadas pelo presidente, e conclamava a população mexicana à rebelar-se contra o governo repressor e totalitário de Díaz.  O texto dizia que a democracia só seria restaurado por meio de um levante armado e com a deposição do presidente.

Pesquisa e Texto: Lizbeth BatistaSiga o Arquivo Estadão: Twitter@arquivo_estadao e Facebook/arquivoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.