O organizador do "raid" era William Randolph Hearst. Jornalista dono de um império na área de comunicações, durante muitos anos deteve grande influência sobre a opinião pública americana.
A figura emblemática do magnata da mídia, sua influência e poder, mexiam com o imaginário americano. Foi esta figura que inspirou o clássico Cidadão Kane, de Orson Wells.
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Terça-feira , 20 de junho de 1911
Graças ao sucesso nos negócios não apenas detinha uma apurada idéia de como agradar ao público, como também podia oferecer uma gorda quantia como prêmio-U$50.000,00.
O prêmio e a ousadia da corrida- cruzar os E.U.A. da costa Atlântica à costa Pacífica, percorrendo um total aproximado de 4.800 km- faziam da competição uma notícia quente e prometia vender muitos jornais.
Nos anos 20, o império de Hearst se estendia por importantes cidades americanas, como Nova York, Boston, Chicago e São Francisco. Contemplava 28 jornais, agências de notícias, revistas e emissoras de rádio.
Hearts ficou famoso por realizar um jornalismo marrom. Inúmeros críticos afirmam que seus jornais eram recheados de histórias e entrevista falsas.
A nota publicada no Estado não revelar indícios de falta de ética no trabalho jornalístico, mas não deixa sombra de dúvidas que Hearst sabia como fabricar uma grande notícia.
Pesquisa e texto: Lizbeth Batista
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