PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

O dia em que o céu não foi só da Torre

Mario Cobianchi, precursor da aviação italiana, era destaque da edição de 16 de março de 1911.

Por Leticia Bragaglia
Atualização:

O Estado trazia  a foto do vôo, realizado  em 22 de janeiro de 1911. Na imagem vemos Mário circundando a torre de Pisa com seu biplano, enquanto espectadores vidrados torciam por ele nas galerias da torre.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O sucesso do vôo  chamou a atenção internacional e foi capa de uma importante publicação sobre aviação,a revista Flight.

Herói da aviação italiana - em 2003 teve seu rosto estampado em selos postais comemorativos-Mário sempre esteve envolvido em projetos ligados à aviação, tanto na Itália, como nos Estados Unidos. Lá se tornou amigo dos irmão Wrigth.

Faleceu em 1944, não sem antes ver publicado seu livro "Pionieri Dell'Aviazione Italiana" (1943).A obra, que não está à venda e pode apenas ser encontrada em algumas bibliotecas italianas, traça um retrato detalhado sobre os primórdios da aviação no país.

O Estado acompanhou atentamente a conquista dos céus, durante todo o início do século XX. Informou aos seus leitores cada progresso da aviação, lamentou a perda de vidas no processo,semdeixar de enalteceros grandes feitosde  pilotos pioneiros.

Publicidade

Pesquisa e Texto: Lizbeth BatistaSiga o Arquivo Estadão: Twitter@arquivo_estadao e Facebook/arquivoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.