PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Os melhores do Esporte nas páginas do Estadão

A pesquisa anual Os melhores do Esporte, tradicional enquete realizada pelo Estadão para eleger os melhores do ano em diversos setores do esporte, é publicada todos anos desde 1978. Jornalistas da área esportiva de todo o País participam da votação e escolhem, entre outros destaques, o melhor jogador de futebol da temporada, as revelações do ano, o melhor time, o melhor técnico e melhor árbitro.

Por rosesaconi
Atualização:

Clique nas páginas e relembre algumas edições da história da pesquisa.

1978

  Foto: Estadão

Na primeira edição da pesquisa, Sócrates foi eleito o melhor jogador do ano; Careca a revelação. Carlos Alberto Silva, do Corinthians, foi eleito o melhor da temporada.

1981

 Foto: Estadão

O Flamengo foi o grande vencedor de 1981. Além de ser eleito como o melhor time, Zico venceu a disputa de melhor jogador, e a campanha do clube, campeão da Taça Libertadores da América, também foi destacado como o principal fato esportivo do ano.

Publicidade

1982

 Foto: Estadão

Falcão, jogador do Roma, foi considerado pela imprensa o melhor jogador da temporada 82. Casagrande ganhou na categoria revelação do ano, e Mário Travaglini, do Corinthians, foi eleito o melhor técnico.

1985

 Foto: Estadão

O desempenho de Ayrton Senna na Fórmula 1 foi eleito o principal fato do esporte mundial na pesquisa de 85. O piloto brasileiro ainda foi o vencedor da categoria personagem do ano. O São Paulo foi o melhor time da temporada. Júnior, do Torino, foi escolhido o melhor jogador e Telê Santana o melhor técnico.

1990

Publicidade

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O bicampeonato da F1 conquistado por Ayrton Senna foi o principal fato do esporte de 1990. O piloto também foi considerado pela pesquisa como o destaque esportivo do ano. Neto, capitão do Corinthians e da Seleção brasileira, foi o melhor jogador.

Pesquisa e Texto: Rose Saconi Tratamento de Imagens: José Brito

Siga o Arquivo Estadão: Twitter@arquivo_estadao e Facebook/arquivoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.