PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Símbolo de São Paulo, avenida Paulista chega aos 120 anos

16 de maio de 1891

Por rosesaconi
Atualização:

Sete meses antes da inauguração, o então governador de São Paulo, Américo Brasiliense, visitava a futura avenida, inspirada nas grandes vias europeias. A Paulista, aberta ao tráfego no dia 8 de dezembro de 1891, foi a primeira via asfaltada e arborizada da cidade.

 Foto: Estadão

8 de dezembro de 1891

Esta pequena notícia, publicada num canto da última coluna da primeira página do Estadão, anunciava a abertura ao tráfego da avenida Paulista.

 Foto: Estadão

Foi do engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima a ideia de construir uma avenida para abrigar os casarões dos fazendeiros de café. A via de 30 metros de largura e 2,8 mil de extensão recebeu o nome de Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas.

15 de junho de 1916

Publicidade

 Foto: Estadão

 A Paulista de 1916 resumia-se a um bulevar admirado por moradores e visitantes de outras partes do Brasil. Eventos populares como paradas, corridas de automóvel e o corso de carnaval eram realizados ao longo de seus três quilômetros.

 28 de abril de 1969

 Foto: Estadão

Com o passar dos anos, a avenida cresceu com a cidade. Esqueceu os casarões e rendeu-se aos edifícios. Em 1990 foi eleita o símbolo da cidade.

  Foto: Estadão

Avenida Paulista, 1902. Foto: Arquivo/AE

Pesquisa e Texto: Rose Saconi Tratamento de Imagens: José Brito

Publicidade

Siga o Arquivo Estadão: Twitter@arquivo_estadao e Facebook/arquivoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.