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Memória, preservação e acervos

Via Anchieta, sinônimo de modernidade de uma época

Há 65 anos

Por rosesaconi
Atualização:
 Foto: Estadão

A primeira pista ascendente da via Anchieta foi inaugurada no dia 22 de abril de 1947, no governo de Adhemar de Barros, ostentando um projeto ousado para época. A nova rodovia, com pistas duplas, pavimentação em concreto e cimento em todo o percurso, 18 pontes, 58 viadutos e cinco túneis, foi um marco na história da engenharia brasileira.

Sete anos antes da inauguração, em 1940, o Suplemento Rotogravura, do Estadão, publicou imagens da obra da rodovia.

 Foto: Estadão

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"Iniciativa das mais grandiosas, a Via Anchieta, que vem resolver de vez o problema da communicação do planalto paulista com o maior porto commercial do Brasil, será, sem dúvida, uma das maiores realisações do governo Adhemar de Barros".

O Estado de S. Paulo, 24/2/1942 - Planta da Secretaria da Viação e Obras Públicas do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo.

 Foto: Estadão

20/8/1941 - Foto mostra pavimentação de concreto no quilômetro 17 da rodovia.

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 Foto: Estadão

Arquivo/1941

O Estado de S. Paulo, 11/1/1945 - Cerca de 2 mil operários trabalhavam na construção da via Anchieta. Reportagem mostrou como viviam os trabalhadores e suas famílias.

 Foto: Estadão

Veja também:

# Reclames do Estadão: Abertura da Via Anchieta

#Imigrantes: um marco da engenharia

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#Rodovia dos Bandeirantes, um novo caminho para o interior

Pesquisa: Rose SaconiReprodução de imagens: José Brito

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