PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

Washington Luís promovia o desenvolvimento da Medicina Legal

A coluna Notas Diversas, da  edição de 05 de março de  1911  do Estado, trazia  informações sobre os planos de aprimoramento reservados ao  Gabinete Médico Legal.

Por Leticia Bragaglia
Atualização:

No comando da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública desde 1906, Washington Luís  era  o responsável pelo projeto, que representava  mais um passo para a Medicina Legal no país.

Domingo, 05 de março de 1911

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O desenvolvimento científico e higienista experimentado pela Europa, por todo o século XX, não apenasinspirou as bases da nossa Saúde Pública, mas influenciou demaneira indelével  o processode estruturação do Estado Brasileiro.

Dentro deste processo a Medicina Legal é braço notório, que une a Ciência às questões do Direito, buscando servir ao Estado no que tange ao esclarecimento de fatos de interesses da Justiça.

Raymundo Nina Rodrigues-  um dos pais da Medicina Forense no Brasil- defendia  a Ciência legista explicando que ela  procura a verdade do fato ocorrido "a fim de  tornar  a justiça mais bem servida e imune aos erros de avaliação e interpretação comuns à atividade pericial de seu tempo".

Publicidade

Pesquisa e Texto: Lizbeth BatistaSiga o Arquivo Estadão: Twitter@arquivo_estadao e Facebook/arquivoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.