PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os problemas de São Paulo em discussão

Casarões tombados que estão abandonados impactam na má conservação das calçadas

Prefeitura Regional Sé ressalta que reparos estão previstos para serem realizados na próxima semana

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

SÃO PAULO - Moradores relatam que as calçadas da Rua da Consolação, em frente aos casarões localizados nos números 1.059 e 1.075, praticamente não existem, já que o lixo e os buracos tomaram conta delas. A dificuldade é maior para cadeirantes e idosos que correm risco de queda.

"Os dois imóveis parecem mais um cortiço. Um está prestes a cair. A calçada em frente aos casarões está um nojo. Tenho receio de que meus pais que estão com 80 anos possam se machucar", alertou o morador Marcelo Ferrari.

Calçadas quebradas são obstáculos para pedestres Foto: Renata Okumura

PUBLICIDADE

A Prefeitura Regional Sé informa que os reparos na calçada na Rua da Consolação, altura do número 1.059, estão previstos para serem realizados na próxima semana. Ressalta ainda que a varrição no local citado é realizada diariamente.

Moradores reforçam que os dois casarões, que representam a cidade de São Paulo, estão completamente abandonados. "A fachada da casa amarela está totalmente pichada e as grades também foram destruídas", destacou um morador que preferiu não se identificar.

Com relação à Casa Amarela, a Secretaria Municipal de Cultura pretende buscar alternativas para melhores usos do espaço.

Publicidade

 Foto: Estadão

Há um ano, em matéria realizada pela Blitz Estadão, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ressaltou que desde junho de 2016 negociou os imóveis com o Iprem - Instituto de Previdência Municipal. A prefeitura, por sua vez, informou que as casas foram tombadas em 2006 e que estava tomando medidas para garantir a melhoria dos bens.

+++ Casas à venda no Morumbi são invadidas e provocam insegurança

Muitas casas estão à venda no Morumbi, na zona sul de São Paulo. Segundo moradores, além do preço elevado para comprar uma residência no bairro, nem todos conseguem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que chega a custar R$ 30 mil para um imóvel de 600 m². "As casas dificilmente são vendidas e ficam abandonadas. Muitas são invadidas e dá receio", relatou Leonardo, que preferiu não dar o sobrenome.

Matagal em frente à casa que está vazia há alguns anos na região do Morumbi Foto: Renata Okumura

Quer compartilhar alguma reclamação em seu bairro? Mande seu relato por WhatsApp (11) 9-7069-8639 ou para o email blitzestadao@estadao.com.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.