CET reforça fiscalização de vagas especiais em estabelecimentos privados
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

CET reforça fiscalização de vagas especiais em estabelecimentos privados

Em um ano, a lei que penaliza quem estaciona irregularmente em vagas de idosos e pessoas com deficiência multou 3.250 motoristas

Ludimila Honorato

18 Setembro 2018 | 17h20

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai intensificar a fiscalização de vagas em estacionamentos para idosos e pessoas com deficiência. A ação ocorre entre esta terça-feira, 18, e sexta-feira, 21, em estabelecimentos privados e marca a Semana da Mobilidade, evento em que estão previstas diversas atividades na cidade de São Paulo.

+ Após início de multas em mercados, procura por cartão de idoso sobe 125%

Sinalização na entrada do Shopping Itaquera, na zona leste de SP. Foto: Renata Okumura/Estadão

A lei que penaliza quem estaciona irregularmente nessas vagas entrou em vigor em 1º de setembro do ano passado. Em um ano, 3.250 motoristas foram multados por infringir as regras, sendo que a maioria das infrações foi por desrespeito às vagas de idosos (2.808 multas).

Os estabelecimentos em que a vigilância será reforçada são shoppings e supermercados que já se adequaram à sinalização correta. “De acordo com as resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência”, informa a CET.

+ População aprova lei que pune quem estacionar sem cartão em vaga de idoso ou deficiente

Para utilizar as vagas especiais, os idosos e deficientes devem possuir um cartão de estacionamento nominal específico. Quem estiver sem esse documento, poderá ser autuado. O desrespeito à lei resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista. Para denunciar o uso irregular da vaga, o cidadão ou a administração do estabelecimento poderá acionar a CET pelo telefone 1188.

A companhia ressalta que a fiscalização em vagas especiais nas ruas é permanente e continua sendo feita normalmente.

Como obter o cartão de estacionamento

Para solicitar o cartão para pessoa com deficiência, clique aqui.

No caso de solicitar cartão para idoso, acesse este link.

Quer compartilhar alguma reclamação em seu bairro? Mande seu relato por WhatsApp (11) 9-7069-8639 ou para o email blitzestadao@estadao.com.