Foto do(a) blog

Os problemas de São Paulo em discussão

CPTM cria programa para reduzir impactos da implantação da Linha 13-Jade sobre a fauna

Linha interligará a Estação Engenheiro Goulart da Linha 12 da companhia à futura estação Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos; operação deve ser iniciada em abril

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

SÃO PAULO - O crescimento das grandes metrópoles modifica o habitat natural da fauna silvestre. Ações são necessárias para minimizar os danos ambientais.

Em quase quatro anos, mais de 5 mil animais foram resgatados ao longo dos trechos de obra da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ligará a capital paulista ao aeroporto Internacional de Guarulhos, e deve ser inaugurada em abril.

Área demarcada pela CPTM Foto: Google Earth

PUBLICIDADE

"Em áreas onde há muita vegetação é comum encontrarmos animais silvestres. Ações devem ser adotadas para evitar o atropelamento que é muito comum perto de áreas verdes e rodovias", destacou a dona de casa Lígia Silva.

Dos animais registrados, 71% são aves, 24% mamíferos e 5% répteis e anfíbios. "Para minimizar os danos, a CPTM criou o programa de "Resgate e Translocação de Fauna Silvestre". A iniciativa promove ações de afugentamento da fauna na região onde as obras estão sendo executadas, além de resgate dos animais que se escondem, tentando permanecer nas áreas em construção", destacou a nota.

Publicidade

Animal silvestre resgatado Foto: Divulgação

Pássaros, gambas e lagartos, entre outros animais, encontrados feridos são encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), localizado no Parque Ecológico do Tietê (PET). Já os animais saudáveis são transportados para o Departamento de Fauna - Centro de Manejo de Fauna Silvestre (DeFau). Dentre os animais resgatados estão Capivara, Gambá-de-orelha-preta, Coruja-buraqueira e Cardeal-do-nordeste.

De abril de 2014 até janeiro de 2018, foram encontrados 5.571 bichos. Desse total, 3,2% foram levados para o CRAS e passaram por processo de triagem, cuidados médicos e alimentares, até serem reabilitados para a vida selvagem.

Quer compartilhar alguma reclamação em seu bairro? Mande seu relato por WhatsApp (11) 9-7069-8639 ou para o email blitzestadao@estadao.com.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.