Morador cobra limpeza de córrego na zona leste de São Paulo
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Morador cobra limpeza de córrego na zona leste de São Paulo

Forte chuva já provocou enchente na região e, segundo relato, há proliferação de ratos e mosquitos

Ludimila Honorato

15 Agosto 2018 | 17h21

Elton Pereira dos Santos é morador do Jardim Arize, na zona leste de São Paulo, e desde janeiro de 2017 solicita à Prefeitura uma limpeza nas áreas interna e externa do córrego localizado na extensão da Avenida Belarmino Ferreira, que cruza a Rua Abor, onde mora. Segundo ele, o mato alto nas margens colabora para a proliferação de mosquitos e ratos no local.

“Além disso, muitas pessoas jogam lixo e até animais mortos na parte interna e externa do córrego. Em março deste ano, houve uma chuva muito forte na região, o que ocasionou enchentes, gerando perdas para alguns moradores da rua onde moro”, relatou Santos. O morador registrou imagens da enchente e da margem externa do córrego onde os munícipes descartam lixo indevidamente.

Moradores da região fazem descarte indevido na área externa do córrego. Foto: Imagem enviada por Elton Pereira dos Santos

Forte chuva provocou enchente perto do córrego. Foto: Imagem enviada por Elton Pereira dos Santos

Outra queixa de Santos é que a falta de poda das árvores no local compromete a iluminação pública e também aumenta a sensação de insegurança aos moradores.

A Prefeitura Regional Itaquera afirma que, no começo de junho, realizou o serviço de poda de mato no entorno do córrego e que os outros serviços seriam incluídos na programação de zeladoria de julho. O morador diz, no entanto, que o trabalho foi feito parcialmente.

“Foi feita uma limpeza bem superficial na parte externa do córrego, porém, internamente, nada foi feito. O mato interno está muito alto e a parte que dá vazão para o rio Aricanduva está bem cheia de sujeiras”, afirma Santos. Segundo ele, o serviço de desratização não foi realizado.

Córrego após limpeza realizada em junho. Foto: Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais

Córrego após limpeza realizada em junho. Foto: Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais

Área externa do córrego após limpeza realizada em junho. Foto: Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais

A reportagem entrou em contato novamente com a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais que enviou a seguinte nota: “A Prefeitura Regional de Itaquera esclarece que realiza a limpeza do córrego citado periodicamente e que conta com a população para que não seja realizado descarte irregular de lixo no local. O munícipe pode usar os canais de comunicação do 156 ou o app Limpa Já. Para o local está agendada uma nova limpeza em agosto”.

Quer compartilhar alguma reclamação em seu bairro? Mande seu relato por WhatsApp (11) 9 7069-8639 ou para o email blitzestadao@estadao.com.