PUBLICIDADE

Tom Maior desfila sem Lula e animais

Por Estadão
Atualização:

[galeria id=263]

PUBLICIDADE

Após semanas de polêmicas, a Tom Maior fez um desfile sem incidentes no sambódromo do Anhembi, em São Paulo - e sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidado de honra para a homenagem à cidade de São Bernardo do Campo. Também ficaram de fora os animais selvagens que, supostamente, a escola iria levar para a avenida. No lugar, duas passistas desfilaram com fantasias de jaguatirica.

A presença de Lula, que era aguardada, não se confirmou. E apesar do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ter vetado a presença dos animais nesta semana, a escola tratou a questão como uma grande brincadeira. "A imprensa confundiu os animais exóticos", disse o carnavalesco Chico Spinosa, em referência às passistas.

Embora Lula não tenha comparecido ao desfile, a Tom Maior reuniu ícones do lulismo. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, disse ter aprovado o desempenho da agremiação. Em sua opinião, a escola representou bem a cidade. "A Tom Maior escolheu bem os símbolos que representam a origem de São Bernardo", disse.

Nas fantasias e nos carros alegóricos, a escola fez várias referências às indústrias e aos operários. Em uma das alas, os foliões vestiam macacões vermelhos com uma faixa presidencial no peito, numa referência à trajetória do ex-presidente Lula. Para o vice-presidente de São Bernardo, Frank Aguiar, o desfile foi empolgante. "Lula fez falta. As pessoas o esperavam. Ele é um ídolo", afirmou. Segundo Aguiar, a justificativa de Lula para não comparecer ao evento é que ele quis evitar tumultos. "A presença dele certamente teria enaltecido mais a escola."

Publicidade

Frank Aguiar desfilou no último carro alegórico da Tom Maior. Segundo ele, quando já estava no carro, recebeu várias ligações no celular de amigos, entre eles Lula. O ex-presidente, de acordo com Aguiar, gostou do desfile.  (Circe Bonatelli e Fabrício de Castro)

Acompanhe aqui as fotos da festa. Direto do Anhembi, a reportagem do Estadão.com.br segue os melhores lances da folia pelo Twitter @metropole_oesp. Siga!

Confira o samba-enredo da Tom Maior:

Salve, Salve, São Bernardo, pedaço do meu Brasil - Terra-mãe dos paulistas!Meu canto vai ecoar...  amor Sou Tom Maior de coração Bate forte no meu peito, São Bernardo Nas cores do meu pavilhão

Em nome do pai Cruzou a mata o colonizador Na trilha do grande guerreiro Destemido caçador De um grande amor Dessa união, a terra-mãe nasceu Solo explorado pelos jesuítas No caminho do mar Da imigração, a formação desse povo vencedor Que nunca trabalhou em vão Nesse lindo pedaço da nação

Publicidade

Uma catedral, era a natureza Chora represa, a fonte da vida (bis) Vamos pôr a mão na consciência Pro futuro, preservar é a saída

É você, a cidade que embala as crianças É você, pra cultura um "eco" de esperança Ah! quanta saudade Do astro da vera cruz Dá água na boca esse tempero A força nordestina te conduz Do carro tu és a capital Berço moderno da luta social Brilha... lá no alto uma estrela Brilhou... lá iluminando o nosso país Quem lutou por um ideal Sem medo de ser feliz

Atualizado à 3h33 para acréscimo de informação

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.