Estadão
06 de março de 2011 | 05h02
O desfile da Unidos de Vila Maria vestiu de gala o sambódromo do Anhembi, em São Paulo, numa passagem marcada pelo luxo e pela grandiosidade. As alegorias da agremiação, todas em grandes dimensões, pintaram a passarela do samba de rosa e dourado, as cores do Teatro Amazonas, em Manaus, e impressionaram pelo bom acabamento.
Veja também:
Larissa Riquelme estreia no carnaval pela Vila Maria
A casa de espetáculos foi o tema do enredo da agremiação, que levou no carro abre-alas uma réplica de 14 metros por 7,5 metros da construção, que fez história durante o Ciclo da Borracha no Brasil, no início do século XX. Nas outras alegorias, a escola desfilou óperas que subiram no palco do teatro, como Aida, de Giuseppe Verdi, e Turandot, de Giacomo Puccini.
Ainda em clima de ópera, a comissão de frente literalmente abriu as cortinas para o espetáculo. Um grupo de atores encenou uma opereta francesa munido de máscaras e perucas de época. O carnavalesco da Vila Maria, Fábio Borges, já havia antecipado que as fantasias de época dominariam a passagem da escola pela avenida, relembrando os melhores momentos da casa de espetáculo amazonense. Os integrantes da escola, se não estavam fantasiados, trajavam smoking e black tie, vestes comuns entre os frequentadores do teatro.
O desfile elegante e correto, sem a presença de nudez, arrancou em mais de uma oportunidade aplausos do público, que assobiou com especial entusiasmo a passagem da musa da Copa do Mundo de 2010, a paraguaia Larissa Riquelme, que fez sua estreia no carnaval paulistano. Na concentração, a também modelo reconheceu que estava nervosa, mas no decorrer no desfile mostrou samba no pé e encantou a todos.
Após a passagem da escola pela avenida, o presidente da Vila Maria, Paulo Sérgio Ferreira, destacou que a agremiação cumpriu o tempo máximo previsto para o desfile, e ressaltou que neste ano a escola cumpriu todos os critérios técnicos exigidos pelos jurados. A escola deixou o sambódromo como uma da favoritas do carnaval de 2011. (Gustavo Uribe)
Confira o samba-enredo da Unidos de Vila Maria:
“Teatro Amazonas – Manaus em Cena”
Vai brilhar no palco do samba
Meu pavilhão
A Vila Maria entra em cena
Teatro Amazonas, cenários da inspiração
Abrem-se as cortinas
O show vai começar
Terra abençoada
Da seringueira veio a força do lugar
Manaus, da nobreza e a prosperidade
De um sonho fez realidade
A nossa “Paris Tropical”
Ganhou um novo templo, da cultura mundial
Arquitetura europeia em meio a natureza
Um céu onde reluzem as estrelas
Gira bailarina
A ópera vai te emocionar
A orquestra na regência do maestro
Faz a plateia delirar
Tenores dando vida às canções
Poetas, encantando multidões
Apesar da ventania, a luz não se apagou
Real ou ilusão?
Obras da imaginação
Ressurgiu com lindos festivais
Artistas geniais
Ao mundo baila um filho desse chão
A próxima atração aguarde para ver
Manaus em cartaz, de braços abertos
Pra você
Vai brilhar no palco do samba
Meu pavilhão
A Vila Maria entra em cena
Teatro Amazonas, cenários da inspiração
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.