PUBLICIDADE

Águia de Ouro leva o Tropicalismo para o Anhembi e fecha desfile em cima do prazo determinado

A quarta escola a desfilar no Anhembi na segunda noite de desfiles do Grupo Especial e São Paulo, a Águia de Ouro, fechou sua apresentação sob muita tensão. Aos 64 minutos de desfile, ainda restavam passar pelo portão o carro alegórico "Cassino", a última ala e um caminhão da escola.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

Aos 65 minutos, prazo determinado pelo regulamento, o carro, a ala e o caminhão já haviam passado, restando para trás alguns cabos de energia. Houve um princípio de empurra-empurra, pois o portão não pode ser fechado por completo em razão dos cabos que ficaram para trás. Não se sabe se a "correria" do último minuto poderá comprometer a evolução da escola.

 

PUBLICIDADE

Em cores psicodélicas e com ares de rebeldia, a Águia de Ouro entrouna avenida e transportou o Sambódromo do Anhembi, no carnaval deste ano, para os anos 1960 e 1970, em uma viagem a um dos momentos de maior efervescência da cultura brasileira. A escola fez uma homenagem ao tropicalismo, movimento cultural que teve influência nas correntes do pop internacional e da música popular brasileira.

[galeria id=2217]

A escola levou um elenco de famosos cantores para celebrar o Tropicalismo. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Cauby Peixoto, Wanderleia, Angela Maria e Roberta Miranda estão no palco da Águia, tradicional escola do bairro da Pompeia, Zona Oeste de São Paulo.

 

Publicidade

Para Gilberto Gil, o tema da Tropicália sempre é relembrado, tanto pela imprensa, quanto pela academia, em diversos estudos. "É muito bom que a Tropicália seja incorporada por outros elementos da cultura, como é agora pelo samba. É muito bom o carnaval: é a Tropicália", disse.

 

O pano de fundo histórico também não ficou de fora do desfile da escola de samba, que fez referências, em alas e alegorias, à ditadura militar brasileira, incluindo uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto pela repressão em 1975. Com o enredo "Tropicália da paz e do amor! O movimento que não acabou", a Águia de Ouro contará na avenida do samba a história do movimento cultural, do seu nascimento à sua influência nas manifestações artísticas atuais. (COM RICARDO VALOTA, DO ESTADÃO.COM.BR; GUSTAVO URIBE, WLADIMIR DANDRADE E PAULA PULITI, DA AGÊNCIA ESTADO)

Veja fotos dos principais momentos do desfile de Carnaval de São Paulo.

Acompanhe as últimas notícias do Carnaval 2012.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.