PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Crônica, política e derivações

As bibliotecas do Tietê

Por Paulo Rosenbaum
Atualização:

 

É extremamente importante que as novas gerações saibam mais detalhes do que foi o passado recente do Brasil, antes da redemocratização.  Porque fica patente, a maioria desconhece o que era o Brasil da Inflação de 80% ao mês. Assim como ignoram o que significou os anos de mordaça e censura explícita que vivenciamos durante a repressão nos anos de chumbo.

PUBLICIDADE

Aparentemente irrelevantes, são as pequenas particularidades que podem resultar numa percepção crítica e menos simplificada da realidade. Se é inegável que hoje vivemos um período de turbulência , condução equivocada da economia, falta de foco das prioridades do governo federal e um pendor para o centralismo partidário, isso não deve, e não pode, automaticamente, transformar o passado numa época dourada.

As histórias dos presos políticos famosos mais agressivos, muito bem contada e divulgada, hoje conta com a substantiva ajuda de subsídios federais para divulgação. Mas e os menos famosos? Aqueles que lutaram anonimamente contra a ditadura -- provavelmente os que realmente fizeram a diferença, gente com a mesma fibra daqueles que hoje querem expressar discordância com os rumos do País -- experimentaram angústias e perseguições não menos inquietantes.

Cito um caso de experiência pessoal familiar para  ilustrar como um estado policial embrutece e entorpece seus cidadãos. Entre os anos de 1968 e 1972 a repressão estava particularmente interessada nos núcleos intelectuais que se opunham ao regime de exceção. Queriam os líderes, mas também todos que tinham potencial para oferecer alguma resistência ao regime militar. E um dos parâmetros indiciários do sistema era saber, através de informantes e agentes infiltrados, quem possuía "bibliotecas suspeitas" .

No Index Librorum Proibitorum, versão anticomunista, estavam todos os livros de Karl Marx, e tudo que mencionasse as palavras "materialismo", "dialética" e "direitos humanos".  Além de outras raridades do glossário subversivo.

Publicidade

Pois foi numa madrugada que um advogado parente, bem relacionado, acordou meu pai com a lacônica mensagem "jogue agora sua biblioteca no Tietê". Meu pai sonolento repetiu a frase, a ver se havia captado a mensagem. E recebeu sua resposta, desta vez duplamente lacônica: "isso mesmo, biblioteca no Tietê, já". E emendou "todo mundo está fazendo isso". Sem nenhum requinte, os livros foram arrastados até a Kombi da família e transportados à beira da Marginal, onde foram sendo despejados nas águas do rio paulista. Sem um critério preciso e seleção afoita, foram para o leito fluvial de Graciliano Ramos a Aristóteles.

Papel é altamente degradável, mas imaginem quão interessante seria, se, durante uma obra de dragagem, aquela página mais resistente, com uma gramatura mais densa, tivesse sobrevivido para nos contar qual fim levaram os acervos afogados.  Espera-se que nenhuma nova versão de expurgo literário - filosófico- artístico - cultural esteja na pauta dos senhores que tem comichão nas mãos para exercer controle sobre a sociedade. 

Por isso, até hoje, temos mais é que tremer sempre que ouvirmos a expressão "questão de segurança nacional". Mesmo com temas diversos e orientações ideológicas distintas, governos autoritários tem a mesmíssima paixão:  fazer submergir as críticas, junto com as liberdades.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.