PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Crônica, política e derivações

Atualidade de Hipócrates: a medicina que convém a cada um

Por Paulo Rosenbaum
Atualização:

Atualidade de Hipócrates (460 a.c. - 370 a.c.):  Medicina que convém a cada um

PUBLICIDADE

            A obra de Hipócrates é vasta e a autoria dos textos polêmica. Entretanto, superando-se a questão da autenticidade autoral, o conjunto de obras deixado pelo fundador da técnica médica - disponibilizados aqui em 10 volumes -, permanece indelével e surpreendentemente atual. Segundo o autor Charles Lichtenthaeler, "a história da medicina poderia ser resumida como retornos sucessivos a Hipócrates". De fato, se pensarmos no conhecimento (e revalorização) do saber empírico, na capacidade observacional e na sistematização adquirida para narrar o que pode ser constatado a partir das evidências clínicas produzidas ou testemunhadas, esta afirmação ganha ainda mais consistência. O "retorno sucessivo a Hipócrates" não se dá por nostalgia de reviver suas obras, mas porque ele resume o "fazer" da arte médica. É isso que torna esta coleção única e justifica seu enquadramento no seleto grupo dos clássicos.

Embora pouco se saiba da vida do contemporâneo de Sócrates e Demócrito - as informações vieram de Platão e dos eruditos alexandrinos do século iii - há consenso que Hipócrates fundou a era técnica em medicina. Como? Através da invenção da história clínica. A coleção deste autor, conhecida como corpus hipocrático foi ampliada por seus seguidores da escola de Cós - que pautavam suas - contemporâneos e sucessivos compiladores, além de gerações de comentaristas posteriores. Hoje, a maioria dos historiadores da medicina admite que, dentre todos os textos, aqueles que mais sintetizam seu saber e aplicatio, são essas pequenas sentenças, os aforismos, palavra de origem grega cuja etimologia significa "delimitação" ou "distinção", "separação". Os aforismos médicos tornaram-se populares entre médicos e pupilos justamente pela forma prática e acessível que este tipo de disposição de texto era capaz de fornecer. Pode-se dizer que todo o corpus hipocrático encontra um perfeito abstract precisamente nestas sentenças. Ainda que o conjunto de obras hipocrático seja uma das coleções mais conhecidas da história da medicina, os leitores e pesquisadores precisam compreender que jamais se tratou de um patrimônio exclusivo da medicina. Na verdade, foi a partir do poder empírico e suas aplicações práticas que gerações de escritores, poetas, cientistas, filósofos e até estadistas foram influenciados por suas deduções, especulações e experiências.

Alguns se tornaram mais conhecidos e populares: "as pessoas constitucionalmente obesas estão muito mais sujeitas à morte súbita do que as magras" (segunda seção, 44); "os doentes com tétano morrem em quatro dias; se ultrapassam o quarto dia, curam-se" (quinta seção, 6); ou, ainda, "as feridas em torno das quais caem os pelos são de mau caráter" (sexta seção, 4). E assim, passaram à cultura. O médico medieval hebreu Moisés Ben Maimon, ou Maimônides, afirma ter testemunhado que, desde a infância, muitos tinham o hábito de decorar trechos dos aforismos hipocráticos nas escolas e confirma que "muitos são memorizados mesmo por quem não pratica a medicina". Esta conquista e esta difusão científica só acontecem quando um livro encontra ressonância e gera efeitos. O nome e a obra de Hipócrates continuam, portanto, estritamente ligados ao desenvolvimento seminal da filosofia como ética e práxis médica. É o caso, por exemplo, dos volumes que abordam a dieta e a nutrição, a importância da anamnese e exame corporal, a ideia da perturbação fisiológica como propulsora da enfermidade, da analogia entre a natureza e o sujeito e dos limites e alcance ético da arte de curar. Particularmente importante é a hodierna correlação entre o habitat e as e maneiras de adoecer e recuperar a saúde. Mais contemporânea ainda é sua recomendação de individualizar a abordagem clinica: é o que convém que deve ser feito.

Distanciando-nos dos aspectos reverencial e mítico que a personalidade daquele médico grego ainda conserva em nossos dias - e de um possível viés laudatório deles decorrentes - não podemos deixar de insistir na surpreendente e inusitada contemporaneidade da sabedoria hipocrática. Em muitas das seções, a leitura atenta revela uma acurácia descritiva, prognóstica e, por vezes, terapêutica (que as vezes colocava ele mesmo em dúvida), esta última, ainda hoje, reconhecida. É esse pertencimento que perdura sobre uma suposta "desatualização" cronológica de uma obra que vem de tão longe.

Publicidade

Isso também não significa que seus escritos devam readquirir - como já tiveram - aura oracular e dogmática Como concluiu o médico e pesquisador Pedro Laín Entralgo, se a capacidade prognóstica e semiológica da escola de Cós era espantosa, sua terapêutica era pobre e contava com escassos recursos. Por fim, deixemos um trecho que desvela a filosofia médica de sua escola: "A vida é curta, a arte é longa, a ocasião fugidia, a experiência enganosa, o julgamento difícil. O médico deve fazer não apenas o que é conveniente para o doente, mas também com que o próprio doente, os assistentes, e as circunstâncias exteriores concorram para isso." (Aforismo I). Definitivamente, devemos um retorno a Hipócrates.

Obs- Exte texto foi a base para a minha apresentação das Obras Completas de Hipócrates na Biblioteca Brasiliana Mindlin - Com as obras completas de Hipócrates (tradução do grego de E. Littrée) disponíveis no site da USP.

https://www.bbm.usp.br/node/209

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.