PUBLICIDADE

O fetiche da prática e o vezo da imposição

porJosé Garcez Ghirardi, professor da Direito GV 

Por Rafael Mafei Rabelo Queiroz
Atualização:

A norma conjunta (MEC-OAB) que, segundo noticiado, irá obrigar todos os alunos de direito a estagiarem em órgãos públicos poderá se mostrar equivocada em sua estratégia e contraprodutiva  em sua implementação.

PUBLICIDADE

Equivocada porque o objetivo pretendido pela nova regulação, conforme se anuncia, é o de buscar reduzir os altos índices de reprovação no Exame da Ordem. Se este é o caso, então a obrigatoriedade desse estágio em particular não apenas ajuda em nada, como arrisca piorar as coisas, mascarando as verdadeiras raízes do problema.

A importância da prática no ensino jurídico não está vinculada a um simples fazer, a um tarefismo não-planejado (que, de resto, já acontece amiúde), mas a propostas pedagógicas capazes de produzir a construção crítica do saber a partir da prática. Propostas pedagógicas consistentes, entretanto, não nascem do dia para a noite, não se constroem por decreto, nem se legitimam de cima para baixo.

A prática, por si só, não qualifica - a não ser, talvez, para algumas pequenas rotinas da própria prática. Não fosse assim, os milhares de estudantes que já estagiam em escritórios e órgãos públicos, desde os primeiro momentos da faculdade, passariam sem dificuldades no Exame da Ordem, o que não é o caso. Muitas vezes é o inverso o que ocorre - alunos mais voltados à investigação acadêmica obtêm sucesso após um período relativamente breve de preparação para a prova.

Isto para não falar daqueles muitos alunos que irão se dedicar a outras profissões jurídicas - as faculdades de Direito não são faculdades de advogados, é sempre bom lembrar. O objetivo de melhorar o desempenho no exame da Ordem é legítimo, mas redutor para quem quer pensar a fundo as questões do ensino jurídico brasileiro. O país precisa de advogados - mas não só deles - e a regulação estatal deve levar isto em conta.

Publicidade

Mas além de equivocada, esta norma anunciada pode ser tornar contraprodutiva em sua implementação. A obrigatoriedade faz tabula rasa das diferenças e necessidades regionais e atropela iniciativas locais frequentemente muito mais eficientes além de potencialmente gerar, como já apontou o professor Joaquim Falcão, custos elevados e desnecessários aos cofres públicos. Este inútil caráter obrigatório - porque o estágio não poderia ser recomendado, mas facultativo ?- cria enormes embaraços sem ampliar em nada as possibilidades que pretende gerar.

A qualificação do ensino para todas as profissões jurídicas no Brasil requer, menos do que imposição de normas centralizadoras, mais reflexão séria sobre propostas e filosofias de ensino, mais respeito pluralidade de um país tão rico em sua diversidade regional, assim como  uma leitura do Direito mais ampla e um debate mais aberto com toda a sociedade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.