PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, gente e lugares

A Brasília de João de Santo Cristo

Conheça no Google Maps os lugares citados na música “Faroeste Caboclo”, do Legião urbana.

Foto do author Edmundo Leite
Por Edmundo Leite
Atualização:

Brasília completa 50 anos hoje. O delírio de Juscelino, Niemeyer e Lúcio Costa concretizado no Planalto Central está sendo lembrado em cadernos especiais dos jornais, programas de TV, exposições e vários outros eventos.  Todos certamente mencionarão as belezas arquitetônicas, relembrarão a dureza da construção, a modernidade dos projetos e planos e também os desvios e problemas que a capital acumulou ao longo das cinco décadas apesar de todo o planejamento.

PUBLICIDADE

Uma das melhores descrições de Brasília é outro delírio. Escrita anos antes, chegou ao conhecimento do público em 1987 em forma de canção. Em vez de exaltação, trazia um relato cru da saga de um personagem imigrante  pelos lugares menos nobres da capital federal: as cidades satélites.

Com seus mais de nove minutos de duração, “Faroeste Caboclo” foi uns dos maiores sucessos daquele ano. Gente que nunca botou o pé em Brasília e tinha como única referência da cidade os palácios e ministérios que aparecem na TV de repente tinha na ponta da língua os lugares mais improváveis da cidade.

No mapa abaixo é possível conhecer os lugares citados na música do Legião Urbana.

 Foto: Estadão

Clique no mapa para ver a localização e a descrição dos lugares

Publicidade

[Letra de Faroeste Caboclo]

**********

Legião Urbana no Congresso Nacional por Daniel Schutze. Foto: Daniel Schutze

(clique para ver onde a foto foi feita)

O Legião Urbana - banda que virou símbolo do rock de Brasília -  cantou a cidade em outras canções, como em “Eduardo e Mônica” (“...voltaram pra Brasília...”) e “Tédio” (...moramos na cidade, também o presidente...”). Em nenhuma, porém, com tantos detalhes como em “Faroeste Caboclo”.

Para ouvir essas e outras músicas, acesse o site da banda, que é bastante interativo, com muitos itens postados pelos fãs, como esse ingresso do problemático show no estádio Mané Garrincha de Brasília em junho de 1988.

Publicidade

 Foto: Estadão

Vários livros já abordaram a história de Renato Russo, do Legião Urbana e do Rock de Brasília. Eu recomendo esses três:

# Diário da Turma 1976-1986: a história do rock de Brasília, de Paulo Marchetti

# Renato Russo (Perfis do Rio), de Arthur Dapieve

# Renato Russo - o filho da Revolução, de Carlos Marcelo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.