Foto do(a) blog

Memória, gente e lugares

Andando como um egípcio

‘Walk Like an Egyptian’ alcançou o topo das paradas em 1986 com as moças do Bangles

PUBLICIDADE

Foto do author Edmundo Leite
Por Edmundo Leite
Atualização:

Pau tá comendo no Egito. Várias explicações, análises e especulações vão sendo feitas à medida que a tensão cresce com os protestos nas ruas do país. A possível queda do longevo ditador - cujo nome só sei sob consulta - , quem e que tipo de regime o substituiria entraram na pauta do dia.

Apesar da gravidade e peso histórico que o caso certamente terá, a única coisa que me vem à cabeça quando o assunto surge nas páginas, telas e conversas é a sensacional ‘Walk Like an Egyptian’, hit de 1985 das moças do Bangles.

PUBLICIDADE

Deliciosamente alienada, com aquele non sense que só as músicas pop podem ter, ‘Walk Like an Egyptian’, alcançou o topo das paradas em 1986 com suas citações a símbolos do Egito - pinturas nas paredes de tumbas, rio Nilo, crocodilos - uma batida extremamente dançante e um pegajoso arranjo assoviado no meio da música.

Além das suas qualidades musicais, ‘Walk Like an Egyptian’ foi impulsionada pelo divertido vídeoclipe  que intercalava imagens das bonitas  moças da banda cantando e tocando com  roupas sensuais a anônimos e celebridades (Princesa Diana e Kadafi) “andando como um egípcio”, com os braços e mãos posicionados como aquelas pinturas do antigo Egito. Diversão pura.

Li por aí que a compositora escreveua letra da canção após ver umas pessoas andando desajeitadas, tentando se equilibrar num barco. Claro que as citações  são estereótipo puro. Dizem tanto sobre o país quanto aquela música do Tchan (“Essa é mistura do Brasil com Egito. Tem que ter charme pra dançar bonito...”). Mas só  tolos e mal-humorados para exigir rigor histórico de música pop.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.